Atlético de Madrid faz campanha sobre Alzheimer com homenagem a jogador fictício

Atlético de Madrid inventou um jogador fictício para que os torcedores experimentassem a realidade daqueles que convivem com o Alzheimer - Divulgação

O Atlético de Madrid lançou uma campanha de conscientização sobre o Alzheimer. Em parceria com a Associação de Familiares de Pacientes com Alzheimer de Madri (Afeam), a iniciativa inventou um jogador que supostamente teria atuado pelo clube nos anos 1970 para colocar os torcedores no lugar daqueles que sofrem com a doença.

Com o pretexto de homenagear um jogador fundamental na conquista da Copa Intercontinental de 1975, o clube perguntou aos seus seguidores nas redes sociais se eles se lembravam de Marino Uriel, “El Garrincha de Chamberí”. A questão tinha o objetivo de instigar dúvidas e mexer com as memórias coletivas, já que o falso ídolo nunca existiu.

A intenção foi causar a sensação de incerteza para que, por alguns momentos, os torcedores experimentassem a realidade daqueles que convivem com o Alzheimer, doença neurodegenerativa que compromete as capacidades cognitivas e apaga as memórias de quem a enfrenta.

“O Alzheimer é uma realidade que não podemos ignorar. Na Espanha, mais de 800 mil pessoas com mais de 40 anos sofrem dessa doença e, a cada ano, mais de 40 mil novos casos são identificados”, disse Enrique Cerezo, presidente do Atlético de Madrid.

“O que torna isso ainda mais preocupante é que em 80% dos casos, especialmente nas fases iniciais, a doença não é diagnosticada, o que deixa os pacientes e suas famílias sem o apoio necessário”, acrescentou.

Para apoiar a prevenção e arrecadar fundos, o clube da LaLiga fará uma doação para a Afeam e convidará os torcedores a se engajarem na iniciativa. Será disponibilizada uma camisa do Atlético de Madrid com o nome Uriel nas costas e o número 21, em referência ao Dia Mundial do Alzheimer, que é lembrado anualmente no dia 21 de setembro.

Ex-jogadores

O suposto tributo a Marino Uriel também buscou destacar jogadores importantes que foram esquecidos com o tempo. Nesse contexto, o presidente do clube enfatizou a necessidade de conscientização e prevenção do Alzheimer.

Vários ídolos do Atlético de Madrid estiveram presentes, como o presidente da Fundação Atlético de Madrid, Adelardo Rodríguez, e ex-jogadores como Javier Bermejo, Roberto Fresnedoso, Manolo Sánchez Delgado, Juan Carlos Pedraza e Marcelino Pérez.

O evento também contou com a participação do Dr. Víctor Gómez Mayordomo, neurologista e codiretor do Instituto de Neurociências Vithas, em Madri, e de Ramón Magaña Navinés, presidente da Afeam.

Sair da versão mobile