Atlético de Madrid oficializa retomada do escudo antigo

Atlético de Madrid voltará a utilizar a versão de 1947 do escudo do clube - Divulgação

O Atlético de Madrid oficializou a volta do seu escudo antigo. O clube espanhol retomará a utilização da versão de 1947 do seu símbolo, abandonada em 2017, a partir de julho, no início da próxima temporada europeia.

A decisão da retomada foi feita em junho de 2023, quando 56% dos sócios do Atlético de Madrid participaram de uma votação feita no site do clube. Desses, 86% votaram pelo retorno do símbolo.

Apesar da retomada do escudo antigo estar planejada para a metade deste ano, o clube antecipou a iniciativa hasteando uma bandeira no seu estádio, o Cívitas Metropolitano.

A equipe informou que a implementação do antigo escudo levará alguns meses para ser concluída. A estratégia será começar com lugares importantes para o clube, como o caso do Cívitas Metropolitano.

Oficialização

Para a oficialização da mudança, o Atlético de Madrid publicou um vídeo em suas redes sociais. Nele, uma freira aparece olhando diversas vezes para o estádio e rezando por algo. Na sequência, a produção revela que a religiosa é torcedora fanática do clube e estava pedindo pelo retorno do escudo antigo, algo que se concretiza nas cenas finais.

O vídeo se encerra com a mensagem de que “às vezes, o coração tem razões que o marketing não entende”. De acordo com o clube, trata-se de uma história real, escolhida entre centenas de depoimentos recebidos de torcedores.

Diferenças

Não existem grandes diferenças entre os dois escudos em questão. As cores são as mesmas, e o formato é parecido. 

A principal mudança está na ursa presente no canto superior esquerdo do escudo, que tem diferentes cores e posições nos símbolos. Além disso, o escudo que será substituído possui bordas mais arredondadas.

A ursa apoiada no medronho (árvore típica do local) é um dos símbolos de Madri. A ursa representa a constelação de Ursa Menor, que é visível no céu da cidade.

Já a posição do animal é simbólica. No passado, houve uma disputa entre a igreja e o estado para a exploração das riquezas naturais de Madri. Pelo acordo firmado, a igreja ficou com o direito de explorar o solo, enquanto o governo ficou com a caça e a madeira. Na imagem, a ursa está sobre o solo, terreno da igreja, se apoia na árvore (madeira) e busca o que está em seus galhos (a caça).

Sair da versão mobile