Atlético-MG e End to End promovem ação em apoio ao Setembro Amarelo

Atlético-MG jogou duas partidas do Brasileirão com um detalhe amarelo no uniforme em campanha para o Setembro Amarelo - Pedro Souza / Atlético-MG

O Atlético-MG promoveu, durante o mês de setembro, uma ação diferente em apoio ao Setembro Amarelo. Realizada em conjunto com a agência End to End, a iniciativa marcou as camisas utilizadas pelo Galo em duas partidas do Brasileirão para exaltar a campanha de prevenção ao suicídio.

O clube atuou nos jogos contra Red Bull Bragantino e Palmeiras com um pequeno retângulo amarelo em seu uniforme. O detalhe passou despercebido pela maioria do público, e o objetivo era justamente esse.

“A ideia foi mostrar para as pessoas que, em um mundo cheio de estímulos, muitas vezes não percebemos sinais que são importantíssimos para ajudar quem precisa de acolhimento. Apesar dos torcedores acompanharem os jogos e estarem sempre de olho nos lances, alguns detalhes não são vistos, mesmo com a camisa sendo exibida o tempo todo na transmissão”, destacou Bruno Brum, diretor de marketing da End to End. 

A campanha traçou um paralelo com os sinais emitidos pelas pessoas que precisam de ajuda e muitas vezes não são notadas, no intuito de fazer o público se sentir imerso no contexto e no cenário da causa.

“É o que acontece na vida real e, justamente por isso, precisamos ficar atentos para proteger quem amamos. É uma ação que vai além do esporte. E sabemos que o futebol é uma excelente plataforma para passarmos uma mensagem de conscientização para a sociedade”, acrescentou Brum.

Atlético-MG jogou com um pequeno retângulo amarelo na barra da camisa – Pedro Souza / Atlético-MG

Prevenção

O Setembro Amarelo caracteriza-se pela campanha de prevenção ao suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM), para conscientizar a população sobre a importância de identificar os sinais e prevenir o suicídio.

As ações acontecem anualmente desde 2014. Segundo a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios mundialmente, sem contar os casos subnotificados, com os quais esse número pode chegar a mais de 1 milhão. No Brasil, ocorrem cerca de 14 mil episódios por ano, o que corresponde a uma média de 38 ocorrências por dia.

“O futebol também é uma ferramenta de transformação social. Essa campanha do Setembro Amarelo é muito importante, porque as pessoas precisam se conscientizar de que, ficando atentas a pequenos sinais, podem ajudar a salvar vidas”, comentou João Gomide, superintendente de negócios e marketing do Atlético-MG.

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