Efeito Memphis Depay: Corinthians tem maior crescimento nas redes sociais em setembro

Imagem Nº 229238 - Foto: José Manoel Idalgo/Agência Corinthians | Imagens da coletiva de imprensa de apresentação do atacante Memphis Depay, nesta quinta-feira (12/09/2024), na Neo Química Arena.

Coletiva de apresentação de Memphis Depay (centro), no Corinthians - José Manoel Idalgo/Agência Corinthians

A chegada de Memphis Depay fez o Corinthians se tornar o clube que mais se destacou em setembro no Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, feito pelo Ibope Repucom. O Timão boteve 727 mil novos inscritos em suas contas oficiais. Sozinho, o Corinthians foi responsável por 40,4% de novos seguidores entre os 50 maiores clubes do país no mês passado.

No total, as principais equipes de futebol do país conquistaram 1,8 milhão de novas inscrições em setembro, com destaque também para Flamengo, Botafogo, Palmeiras e São Paulo. Juntas, essas equipes foram responsáveis por 1,3 milhões dos novos seguidores ou 76% do total entre os 50 times analisados pelo Ibope Repucom.

O crescimento do Corinthians em setembro também foi o maior entre todos os clubes neste ano em um só mês. O montante obtido pelo time do Parque São Jorge também foi o terceiro maior da equipe na série história do estudo. Ficou atrás apenas de agosto de 2022 (1 milhão) e abril de 2017 (743 mil).

Os bons números foram refletidos na conta oficial do Instagram (350 mil novos fãs). Com isso, o Corinthians chegou a 12 milhões de inscritos em suas plataformas.

A equipe paulista também liderou o TikTok, com 300 mil novas inscrições, e YouTube, com 80 mil novos seguidores. Segundo o Ibope Repucom, essa façanha acontece devido à repercussão da contratação de Depay, além da classificação do time para as semifinais da Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.

Cariocas

O Flamengo figurou no segundo lugar entre os maiores crescimento do mês. Contando com decréscimo de 20 mil seguidores em seu perfil no X, banido no Brasil pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro, o Fla finalizou setembro com saldo de 166 mil novas adesões no combinado de suas redes oficiais.

O maior resultado do clube carioca foi no Instagram, plataforma na qual somou 165 mil novos seguidores, ou 99% do saldo flamenguista, seguido do YouTube, com 20 mil novos fãs.

O Botafogo, que não figurava entre os maiores crescimentos há cerca de um ano, obteve o terceiro melhor resultado do mês entre os clubes brasileiros. Foram mais de 160 mil novas inscrições no combinado de suas contas.

No Facebook, o Alvinegro liderou entre todos os clubes ao somar 100 mil novos inscritos. O Glorioso se destacou também no Instagram, no qual arrecadou 38 mil novos seguidores. Esses ganhos contribuíram para que o Botafogo atingisse a marca de 6 milhões de inscrições no somatório de redes sociais.

Paulistas

O Palmeiras apareceu na quarta posição no levantamento ao totalizar 145 mil novas inscrições. O TikTok do Verdão foi responsável por arrecadar 69% (ou 100 mil novas adesões) de seu ganho durante o último mês. Já no Instagram, o time do Allianz Parque somou 37 mil novos seguidores, além de 10 mil no YouTube.

O São Paulo fechou o Top 5 dos maiores resultados ao registrar 144 mil novas adesões no acumulado de suas plataformas. O maior crescimento do Tricolor foi no TikTok, com 100 mil novos inscritos, ou cerca de 70% de todo o seu desempenho.

Além disso, no Instagram o clube do Morumbis figurou entre os maiores resultados ao somar 47 mil novos seguidores.

Sair da versão mobile