Nesta quinta-feira (27), o Atlético-MG lançou o Território Alvinegro, espaço que reunirá projetos na Web3 do clube e que buscará entregar novas experiências aos torcedores. Além disso, a ideia é formar uma comunidade em que os fãs poderão ajudar a construir novas ideias e produtos digitais do clube.
“A ideia é construir uma comunidade. O Território Alvinegro vem com o objetivo de trazer um novo tipo de experiência para o torcedor, mas aquele torcedor que gosta da parte digital, de ativos digitais, de colecionáveis digitais. Então, nós vamos falar muito a respeito disso nesse ambiente do Território Alvinegro”
Débora Saldanha, chefe de inovação do Atlético-MG, em entrevista à Máquina do Esporte
O projeto se baseia em três pilares: participar (construir a sua própria existência), cocriar (moldar a experiência dos outros) e possuir (participar da criação de valor do projeto). Com isso, o Território Alvinegro será um novo ecossistema do clube para integrar torcedores, “criadores” (designers, músicos e escritores), atletas e marcas. Além disso, a meta é “gerar novas formas de pertencer e viver o Atlético-MG”.
Projeto em fases
A construção e liberação do acesso ao Território Alvinegro acontecerá em etapas. Na fase inicial, as primeiras 1908 pessoas que se cadastrarem no site poderão resgatar o título de sócio-proprietário por meio de uma chave, entregue via NFT. O número é em alusão ao ano de fundação do clube.
Essa primeira base de 1908 usuários servirá para o clube entender o perfil e os interesses do público que tem vontade de participar do Território Alvinegro. Além disso, eles serão direcionados para canais no Telegram em que o clube promove informações, missões, enquetes, produtos digitais e outras atividades. O objetivo é fazer o torcedor se sentir parte do projeto.
O público interessado que não conseguir se cadastrar terá de entrar em uma lista de espera e aguardar a segunda etapa de liberação dos acessos. Vale destacar que a terceira fase da construção do Território Alvinegro será focada em “criadores”, ou seja, músicos, designers, escritores e profissionais atleticanos de outras áreas que desejam contribuir com o clube.
Também será possível a integração dos projetos atuais e futuros ao Território Alvinegro no que diz respeito às tecnologias emergentes, como games, metaverso e, principalmente, Web3. Parceiros como a Socios.com, que oferece os fan tokens oficiais do Atlético-MG, estarão conectados a esse novo projeto. Outro exemplo é o que vem desenvolvendo a presença da Arena MRV no Fortnite.
*Estagiário da Máquina do Esporte, sob supervisão de Erich Beting