Pular para o conteúdo

Atlético-MG substitui minuto de silêncio por “1 Minuto de Conversa”, em ação do Setembro Amarelo

Iniciativa que será realizada na Arena MRV foi idealizada pela agência End to End e busca promover diálogo sobre prevenção ao suicídio

Ação do Atlético-MG será feita em parceria com o CVV - Daniela Veiga / Atlético-MG

O Atlético-MG aproveitará a partida diante do Juventude, que ocorrerá nesta terça-feira (30) e será válida pela 26ª rodada da Série A do Brasileirão, para promover uma ação voltada à conscientização sobre a saúde mental.

O jogo, que será realizado na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG), trocará o tradicional minuto de silêncio pelo “1 Minuto de Conversa”.

A iniciativa, que ocorre em meio ao Setembro Amarelo, é resultado de uma parceria do clube com o Centro de Valorização da Vida (CVV) e foi idealizada pela agência End to End.

A proposta consiste em substituir o silêncio, que costuma ser feito antes do início das partidas, em sinal de luto, por uma conversa aberta sobre acolhimento, escuta e prevenção ao suicídio.

No gramado, jogadores e arbitragem irão se posicionar no círculo central, enquanto torcedores poderão interagir por meio de mensagens no telão, pesquisa no SuperApp do Galo e conteúdos exibidos nos painéis de led da Arena MRV.

Dados recentes do Ministério da Saúde mostram que a taxa de suicídios entre homens é quatro vezes maior que entre as mulheres (9,9 mortes por 100 mil habitantes, contra 2,6), fator que foi um dos motivadores para a realização da campanha no estádio.

“Queremos mostrar que o futebol pode ser um espaço de acolhimento e ferramenta para salvar vidas. O Setembro Amarelo é um momento de reflexão, mas nossa missão vai muito além disso: queremos que saúde mental seja um assunto do dia a dia”, afirma Reginaldo Diniz, CEO da End to End, agência responsável pela ação e que é parceira do Atlético-MG.

Além da mobilização dentro do estádio, a campanha se estende ao ambiente digital, com conteúdos de conscientização e uma pesquisa que direcionará quem necessitar para o 188, canal oficial do CVV, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

“O futebol pode compartilhar esperança e ajudar a salvar vidas. Por isso, estamos ao lado do CVV nessa campanha tão importante que é o Setembro Amarelo. Pedir ajuda é um ato de coragem e acolher, ouvir e apoiar pode transformar histórias”, diz João Gomide, superintendente de negócios do Atlético-MG.