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Avaí investe para fortalecer parcerias comerciais e prepara caminho para virar SAF

Em entrevista à Maquina do Esporte, diretor de negócios Rodrigo Florenzano detalhou as ações realizadas pelo clube catarinense

Vista noturna do Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC) - Leandro Boeira / Avaí

Atualmente disputando a Série B do Brasileirão (está em quinto lugar na classificação geral, com oito pontos alcançados em quatro rodadas), o Avaí tem passado por grandes transformações em tempos recentes.

O clube de Florianópolis (SC) investe em tecnologia e relacionamento com torcedores e sócios, buscando fortalecer cada vez mais as parcerias comerciais.

Em entrevista concedida nesta semana à Máquina do Esporte, Rodrigo Florenzano, diretor de negócios do Avaí, comentou sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo clube nessa área.

“Nesta gestão, estamos focados na evolução tecnológica, de processos, estrutural e administrativa. São nossos pilares”, explicou Florenzano.

De acordo com ele, os gestores de cada área do Avaí trabalham com base na abordagem de Objetivos e Resultados Chave (OKR, na sigla em inglês), tendo de prestar contas das metas atingidas a cada trimestre.

“É como se fosse uma empresa privada”, ressaltou o diretor.

Segundo Florenzano, um dos pontos focais definidos nos OKRs para este ano é a relação com sócios-torcedores, patrocinadores e parceiros.

“Em todo pós-jogo, encaminhamos pesquisas de satisfação aos proprietários e usuários de camarotes, além dos sócios em todos os setores. Eles avaliam diversas questões, como acesso ao estádio, bares, produtos, preços, loja, catraca, atendimento, limpeza”, explicou.

A meta de satisfação estabelecida na OKR é de 75%.

“Hoje, ainda estamos em uma média de 68%. Mas, quando começamos, era algo entre 50% e 55%”, lembrou.

Sócio-torcedor avança

O Avaí tem conseguido avançar em seu programa de sócio-torcedor.

“Quando assumi o cargo, há cerca de um ano e meio, tínhamos em torno de 8,4 mil sócios. Hoje, estamos em 14,5 mil. Quase dobramos a meta”, celebrou Florenzano.

Na avaliação do diretor, o crescimento observado no programa de sócio-torcedor do clube pode ser explicado por uma série de ações, as quais buscam estreitar o relacionamento com a torcida.

“Entendemos que precisamos dar estrutura, atendimento e estreitar o relacionamento com o sócio-torcedor, mostrando que ele é parte do projeto Avaí”, afirmou.

Entre as medidas adotadas está a instalação da nova Central de Sócios, que passou a funcionar dentro da loja oficial recém-reformada no Estádio da Ressacada.

Uma segunda unidade foi inaugurada na loja existente no Centro de Florianópolis. Além disso, o Avaí estruturou um assistente virtual (chatbot), que permite aos sócios resolverem de maneira on-line algumas questões mais simples. Os planos disponíveis também foram reformulados, facilitando o acesso a um maior número de pessoas.

Os benefícios com empresas parceiras também são parte relevante dessa estratégica, incluindo cashback no aplicativo Zé Delivery e descontos de até 75% em cursos oferecidos pela Unicesumar.

“Vale muito a pena ser sócio do Avaí, não apenas para ir aos jogos, mas para usufruir dos benefícios”, enfatizou.

Transparência

A comunicação com os sócios-torcedores é outro ponto que tem ajudado o programa a avançar. Florenzano destacou a iniciativa denominada “Café com a Gestão”.

“Sorteamos seis sócios, que vêm até o clube e conversam com gestores e líderes das diferentes áreas, incluindo o futebol”, contou o diretor.

Na visão dele, a ação ajuda a fortalecer, entre os sócios, o senso de pertencimento e a noção de transparência.

“Mesmo em momentos ruins dentro de campo, realizamos o ‘Café com a Gestão’. Nada melhor do que o torcedor poder conversar diretamente com um diretor, mesmo que seja para cobrar de maneira mais firme, e ouvir a explicação diretamente do responsável por aquela área”, avaliou.

Tecnologia

Uma das grandes apostas do clube para estreitar ainda mais a relação não apenas com os sócios, mas com a torcida em geral, é um aplicativo para celular, batizado de Avaí ID, que foi desenvolvido pela Fanbase.

“Ele é um agregador, que dá acesso a todas as plataformas do clube. Ao baixar o aplicativo e se cadastrar, o usuário consegue acessar o Avaí Play, puxar a carteirinha de sócio, ver a tabela dos jogos, fazer a identificação facial, resolver questões financeiras”, disse Florenzano.

Atualmente, o Avaí ID já tem 12 mil pessoas cadastradas e é voltado não apenas aos sócios, mas também aos torcedores. Entre as facilidades que o aplicativo oferece está a de o usuário poder comprar alimentos e bebidas com antecedência, para retirar no bar do estádio sem precisar enfrentar filas.

Além de facilitar a vida de torcedores e sócios, o Avaí ID tem uma importância estratégica para o clube.

“Com ele, conseguimos realizar nossas entregas comerciais, colocando banners dentro do app e gerando ‘pushs’ diários, inclusive de patrocinadores. É um produto muito assertivo”, destacou.

A estratégia é complementada por outra iniciativa, chamada “Wifi da Raça”, que fornece internet gratuita para o público presente no Estádio da Ressacada.

“Para usar, o torcedor realiza um cadastro simples, e isso gera uma lista de leads para nossos patrocinadores. Prefiro ter contatos qualificados e assertivos a possuir um mailing imenso, em que teria de dar um ‘tiro de canhão’ e não acertar ninguém”, analisou Florenzano.

Rodrigo Florenzano é o atual diretor de negócios do Avaí – Divulgação

Experiências

O Avaí criou, em sua estrutura, a Coordenação de Experiência do Cliente, responsável por cuidar da relação tanto com os sócios-torcedores quanto com os patrocinadores.

“Esse coordenador é proativo. No dia de hoje, por exemplo, ele já mandou mensagens para todos os patrocinadores, perguntando se querem realizar alguma ação no nosso próximo jogo, sugerindo ideias, ajudando na execução. Isso mostra ao patrocinador que estamos ao lado dele”, afirmou Florenzano.

Segundo ele, o foco do clube é criar relações de longo prazo com os patrocinadores.

“O custo de tempo, dinheiro e desgaste de precisar mudar de patrocinador todos os anos é muito grande. Por isso, temos de tratá-los bem e fazer com que eles tenham resultados”, ressaltou o diretor.

SAF

Em 2022, o Avaí firmou uma parceria com a Genial Investimentos, que hoje também é patrocinadora do clube. A empresa realiza um trabalho com o objetivo de otimizar as receitas e a estrutura de capital da equipe catarinense.

“Esse trabalho [da Genial] é muito importante. Antes, tínhamos uma inconsistência financeira muito grande. Quando a atual gestão, com o nosso CEO Lucas [Pedrozo], resolveu olhar para essa questão e atacar o problema de maneira precisa e duradoura, isso nos deu muita segurança. A gente homologou nossa RJ [Recuperação Judicial]. Hoje, em qualquer movimentação que resolvermos fazer no mercado, sabemos que estamos estruturados”, analisou o diretor.

Na visão dele, essa reestruturação financeira cria condições mais seguras para o caso de o Avaí decidir se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Essa questão, aliás, foi tema de um comunicado enviado pelo clube à imprensa nesta quinta-feira (24). O texto informa que o Avaí decidiu abrir as portas para propostas de grupos interessados em investir em seu futebol, mas salienta que uma eventual mudança para SAF dependerá de discussões internas e com a torcida.

Ainda segundo o comunicado, a decisão, tomada depois de uma reunião do Conselho Deliberativo, foi motivada pela necessidade de equilibrar o clube financeiramente. No ano passado, o órgão já havia criado uma Comissão Provisória de Estudos sobre a Lei da SAF.

“Considero natural sermos procurados por investidores. Além da maior torcida do estado, nosso principal patrimônio, o Avaí tem credibilidade construída a partir de um processo de reorganização interna que deixou o clube muito mais forte. Desde a mudança da legislação, quase uma centena de SAFs surgiu no país e, certamente, quem olha para Santa Catarina pensa em ser parceiro do Avaí”, disse Júlio César Heerdt, presidente do clube.