Pular para o conteúdo

Bahia divulga projeto de CT com 560 mil metros quadrados e investimento de R$ 300 milhões

Complexo terá um hotel, 12 campos de futebol, com arquibancada para mil pessoas em um deles, e abrigará as equipes profissionais e de base do clube

Novo Centro de Treinamento do Bahia terá 560 mil metros quadrados e 12 campos - Divulgação / Bahia

O Bahia divulgou, nesta segunda-feira (20), o projeto de construção de um novo Centro de Treinamento (CT). O complexo terá 560 mil metros quadrados e envolve um investimento de aproximadamente R$ 300 milhões do City Football Group (CFG), mais conhecido no Brasil como Grupo City, dono do clube desde 2023.

Com inauguração prevista para 2027, o “CFA Bahia” ficará localizado no município de Camaçari (BA), na Região Metropolitana de Salvador (BA). Inicialmente, o espaço contará com 12 campos de futebol, um deles com arquibancadas que poderão receber até mil torcedores.

O CT abrigará as equipes profissionais masculina e feminina, bem como os times das categorias de base e a sede administrativa do Bahia. Um hotel será construído para alojar os atletas.

“A construção e operação vão gerar centenas de empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local e criando oportunidades para profissionais de diversas áreas. Estamos comprometidos em continuar valorizando o futebol regional e a sociedade baiana. Este é mais um grande passo rumo a esse desenvolvimento”, comentou Raul Aguirre, CEO do Bahia.

O projeto foi idealizado para também ser um centro de excelência voltado ao desenvolvimento dos atletas. Por isso, envolve uma academia de futebol baseada nos padrões e na metodologia de formação pregada pelo City Football Group.

“O CFA Bahia fará parte de uma rede global de centros de treinamento de ponta que colocará a melhor tecnologia e experiência a serviço dos atletas mais talentosos”, disse Ferran Soriano, CEO do City Football Group.

Sustentabilidade

O complexo ainda contará com uma infraestrutura sustentável, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais e os gastos do clube com a área.

O CT utilizará energia solar e terá um sistema de reaproveitamento de água da chuva, bem como uma unidade de tratamento de esgoto própria.

Para compensar o impacto ambiental causado pela construção do complexo, o Bahia realizará ações de reflorestamento urbano, que incluem plantio e replantio de mudas em praças públicas da região.