O Bahia e o Fortaleza aproveitaram o início do Campeonato Brasileiro para apresentarem os novos uniformes para a temporada. No caso do Esquadrão de Aço, trata-se da primeira camisa produzida pela Puma, nova fornecedora de material esportivo do clube, que deixou sua marca própria. Já o Leão do Pici ganhou uma versão com listras mais finas, feita pela Volt Sport, para a estreia na Libertadores.
No caso do Bahia, a Puma lançou os uniformes titular e reserva para a temporada. A estreia da camisa principal pelo time profissional aconteceu neste domingo (30), no jogo contra o Corinthians, na estreia do clube no Campeonato Brasileiro.
A campanha de lançamento, intitulada “Bahia de Todas as Artes”, é baseada na cultura baiana. O evento de lançamento ocorreu na última sexta-feira (28), com a presença de Raul Aguirre, CEO do Bahia, e Charlie Gagliardi, CEO da Puma Brasil.
“Neste primeiro lançamento, buscamos enaltecer a cultura baiana e as tradições do clube, como forma de respeito e homenagem aos torcedores e torcedoras”, enfatizou Luciana Soares, diretora de marketing da Puma.
Bahia
Na parte posterior da camisa principal, próximo à gola, está a inscrição “Bahia: Terra Mãe”, que tem como tema “a força das baianas”, guardiãs de tradições africanas. O uniforme é predominantemente branco, com detalhes em azul, e estampa na parte frontal inspirada nas rendas dos trajes utilizados pelas baianas.
O segundo uniforme, por sua vez, é o tradicional tricolor, com as listras azul e vermelha mais predominantes, enquanto a branca está presente em menor quantidade. A cor azul da camisa também apresenta um tom mais escuro. Em sua parte posterior, próximo à gola, está a frase “Berço de Todas as Cores”.
“Com ‘Bahia: Terra Mãe’, trouxemos para o uniforme home [titular] elementos visuais inspirados nos vestidos das baianas de acarajé, que representam com força e dignidade a essência da nossa terra. Já a camisa away [reserva] carrega o conceito de pluralidade”, explicou Rafael Soares, diretor de marketing e negócios do Bahia.

Fortaleza
Já o Fortaleza também decidiu abraçar a história no novo uniforme. Conhecida como Tradição, a nova camisa também conta com listras mais finas que as habituais, mas nesse caso horizontais. A estreia do uniforme será contra o Racing (ARG), na Arena Castelão, pela Libertadores, nesta terça-feira (1º de abril).
Nas mangas, a camisa conta com a Cruz de Santiago, além da sigla do clube. No vídeo de lançamento, torcedores foram convidados a opinar sobre o leiaute e ajudar no desenvolvimento do uniforme.
“De volta às listras mais finas, o novo Manto Tricolor já vira um clássico instantâneo, e sabemos muito bem do orgulho de vestir as cores vermelho, azul e branco”, comentou Marcelo Paz, CEO do Fortaleza.
Desde o início da parceria com o Fortaleza, em 2023, a Volt Sport já vendeu mais de 150 mil camisas do clube, com faturamento acima dos R$ 40 milhões.
“Contar com alguns torcedores na concepção do projeto é algo marcante. Ninguém conhece mais o uniforme do Fortaleza do que a torcida”, afirmou Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport.
Vendas
O uniforme do Bahia terá venda em três versões: torcedor, estádio (versão mais básica) e jogador (com a mesma tecnologia usada pelos atletas em campo). Todas as versões contam com tecnologia de absorção de suor e selo holográfico com distintivo do clube.
Os novos uniformes já estão à venda nas lojas físicas e on-line do Tricolor Baiano. Os valores das camisas são: R$ 499,99 (versão jogador); R$ 329,99 (torcedor) e R$ 199,99 (estádio). Os tamanhos vão do PP ao 3GG (adulto); 8 ao 16 (infantil); e PP ao 2GG (feminino).
No caso do Fortaleza, o modelo tem valor padronizado em R$ 329,99. A vestimenta já está disponível nas lojas oficiais do Leão do Pici e no e-commerce do clube.