O Bahia fez uma ação inusitada no empate contra o Botafogo por 0 a 0, neste domingo (25), pelo Brasileirão. O clube estendeu uma bandeira com a imagem das camisas de times rivais de fora do estado da Bahia, inclusive alguns que o Tricolor de Aço costuma enfrentar na Série A do Campeonato Brasileiro.
A ação integrou a campanha “A Bahia é Bahêa”, que busca aproximar o clube de Salvador dos seus torcedores do interior do estado, que têm pouca oportunidade de acompanhar a equipe na capital, seja por questões logísticas ou falta de dinheiro.
“No jogo contra o Botafogo, promovemos um encontro de embaixadas no pré-jogo com caravanas do interior, criando um ambiente festivo. Montamos um bandeirão do ‘A Bahia é Bahêa’ com camisas de outros clubes que foram trocadas durante a campanha”, contou Rafael Soares, diretor de marketing do Bahia, em entrevista à Máquina do Esporte.
A ideia foi simples: durante as visitas da caravana do Bahia, os torcedores podiam trocar as camisas dos clubes rivais pelo uniforme oficial do Tricolor, ideia que serviu para aumentar a conexão desse público com o time, que muitas vezes parece distante para o fã que mora distante da sede do clube da capital.
“Homenageamos as cidades do interior na escalação e nas camisas dos jogadores, e confeccionamos copos com os nomes dos 417 municípios do estado. Essas ações proporcionaram uma excelente atmosfera na Arena Fonte Nova, gerando orgulho entre os nossos torcedores espalhados por toda a Bahia”, destacou Soares.
Caravanas
Desde o início do projeto, houve mais de 1.200 trocas de camisa durante o percurso da caravana do clube pelo interior do estado.
“Também realizamos confraternizações com embaixadas locais e transmissões de jogos em cidades como Porto Seguro, Vitória da Conquista, Juazeiro, Ilhéus, Lençóis e Feira de Santana”, revelou o diretor de marketing do clube, que ocupa a sexta posição no Campeonato Brasileiro, o que hoje lhe daria vaga na pré-Libertadores.
“Essas ações proporcionaram uma experiência envolvente para os torcedores, resultando em uma recepção muito positiva e um aumento significativo no senso de pertencimento dos torcedores do Bahia nessas regiões”
Rafael Soares, diretor de marketing do Bahia
Durante as ações promovidas pelo clube nas cidades do interior, os torcedores locais podem se envolver com o Bahia de diversas maneiras.
“O projeto visa a engajar esses torcedores através de caravanas e experiências locais, além de consolidar a marca do Bahia em todo o estado. Assim, buscamos criar um legado duradouro com ações contínuas, como a abertura de lojas oficiais e a oferta de produtos personalizados para diversos perfis de torcedores”, explicou Soares.
Sócio-torcedor
Segundo Rafael Soares, a iniciativa desencadeada pelo departamento de marketing do Bahia já traz consequências positivas ao clube.
“A campanha trouxe resultados concretos, como a expansão da base de torcedores no interior e o fortalecimento da presença regional do clube. Observou-se um aumento na visibilidade e no engajamento nas mídias locais e redes sociais, além de um aumento no quadro de sócios do Bahia nessas cidades”, afirmou.
Para o diretor de marketing, essa conexão por todo o estado ajuda a ampliar a base de fãs do Bahia, que conta com a maior torcida do Nordeste, segundo pesquisa da AtlasIntel, em parceria com o Estadão, divulgada na semana passada. O time tem a 12ª maior torcida do país, de acordo com o levantamento, com 2,8% da população brasileira que se diz torcedora do Bahia.
“A campanha ajudou a consolidar a marca Bahia como um símbolo de orgulho regional e sucesso, refletido no crescimento dos torcedores ativos e no fortalecimento das relações com as comunidades locais”, apontou o diretor de marketing.