Apesar de não atravessar sua melhor fase nas competições continentais (na temporada 2022/2023, foi eliminado precocemente na Champions League e na Europa League), o Barcelona tem vivido um bom momento em sua principal competição doméstica, o Campeonato Espanhol, e está em vias de quebrar o jejum e levantar novamente a taça da LaLiga, feito que não alcançava desde 2018/2019, quando ainda tinha Lionel Messi como sua principal estrela.
Ao mesmo tempo em que inicia o movimento de retomada dos títulos, o clube catalão reforça sua presença no mercado brasileiro, com o anúncio da parceria com a Braziline para o licenciamento de uma linha de produtos infantis. O Barcelona é o segundo time estrangeiro a fechar com a empresa, que também possui contrato com o PSG e com sete equipes brasileiras: Flamengo, Fluminense, Vasco, Atlético-MG, Cruzeiro, Santos e São Paulo.
“Assinar um acordo com um clube do tamanho do Barcelona, um dos maiores do mundo, é motivo de muito orgulho para a Braziline. Isso também mostra a grandeza da empresa, reforçando o posicionamento de líder de mercado nacional no segmento de licenciamento de produtos oficiais de futebol. É mais uma conquista para a marca que devemos celebrar, mas também trabalhar muito para superar as expectativas de todos, tanto do clube como de seus fãs”, afirmou o diretor de negócios da empresa, Carlo Mossi.
A Braziline pretende lançar a linha de produtos licenciados do Barcelona no segundo semestre deste ano. Ela deve contar com itens como camisas, shorts e casacos para crianças entre 2 e 14 anos de idade. Atualmente, o clube conta com apenas um brasileiro em seu elenco, o atacante Raphinha, que disputou a Copa do Mundo do Catar 2022 pela seleção brasileira.
Estratégia de internacionalização
A parceria com a empresa reforça a presença do Barcelona no mercado brasileiro, que ganhou impulso na década passada, nos tempos em que a equipe contava com o lendário trio MSN, formado por Lionel Messi, Luis Suárez (hoje no Grêmio) e Neymar (atualmente, parceiro do craque argentino no PSG).
Entre as temporadas 2010/2011 e 2020/2021, o Barcelona conquistou nada menos que seis edições da LaLiga e duas da Champions League, sendo a última delas justamente em 2015, ano em que o clube iniciou sua empreitada em terras brasileiras, com uma parceria firmada com a C&A.
Conforme noticiou a Máquina do Esporte em 26 de agosto daquele ano, o contrato estava previsto para durar até 2017 e estipulava o pagamento de percentuais sobre as vendas dos produtos licenciados para o clube blaugrana. Eleito em julho de 2015, o presidente da agremiação, Josep Maria Bartomeu, prometia levar o Barça para além das fronteiras europeias.
Em 2017, ano em que chegou ao fim o contrato com a C&A, foi a vez de o clube firmar parceria com outra rede de varejo brasileiro, a Centauro. O acordo de licenciamento previa a produção pela empresa de itens em valores mais em conta para o mercado nacional.
Neste caso, o acordo segue em vigor e os consumidores conseguem encontrar no site da Centauro camisetas a partir de R$ 59,99, em uma parceria exclusiva com o Barcelona. Na mesma página, uma camisa oficial feita pela Nike, fornecedora de materiais esportivos do clube, custa R$ 309,99.
A tendência é que essa abordagem seja repetida nos produtos infantis do Barcelona, que serão comercializados pela Braziline. A empresa também produz e vende itens oficiais de outros clubes, em valores mais em conta quando comparados aos preços praticados pelas gigantes fornecedoras de materiais esportivos.