O Barcelona fechou um acordo com a New Era Visionary Group (NEVG), que será a operadora oficial de telecomunicações do clube até 2030. Uma das primeiras iniciativas da empresa será lançar a rede móvel Barça Mobile em 2025, oferecendo dados móveis e planos de banda larga fixa para os torcedores do clube que utilizam a rede da Orange na Espanha.
Na lista dos objetivos da parceria também está uma série de atualizações na infraestrutura 5G do Spotify Camp Nou, que está em obras e ficará 100% pronto apenas em 2026, para permitir que os torcedores possam acessar os principais aplicativos durante as partidas no estádio. Além disso, os torcedores do clube que contratarem a rede móvel terão vantagens e recompensas adicionais com o tema Barcelona.
“O Espai Barça [nome dado a todo o projeto do Barcelona de transformação do Spotify Camp Nou e seus arredores] deve ser o catalisador para a transformação digital do clube, e ter a melhor conectividade no estádio é essencial para proporcionar uma experiência única no dia do jogo a todos os nossos torcedores e visitantes”, afirmou Juli Guiu, vice-presidente de marketing do Barcelona.
“Ao mesmo tempo, o lançamento dos ‘Barça Mobile Services’ com a NEVG e em colaboração com a Orange será um grande passo em frente, oferecendo a todos os clientes um serviço móvel com uma vasta gama de possibilidades e muitas vantagens para os fãs do Barcelona”, acrescentou o executivo.
Histórico de iniciativas do tipo não é favorável
Vale destacar que o Barça Mobile será uma operadora de rede móvel virtual (MVNO), o que significa que não possui e opera sua própria infraestrutura, mas, em vez disso, utiliza a capacidade de terceiros. Com essa característica, as MVNOs procuram se diferenciar no mercado com um ponto de venda exclusivo. Alguns varejistas lançaram MVNOs vinculados a seus programas de fidelidade, outros oferecem doações de caridade como vantagem, e a maioria se concentra no roaming.
Barcelona e NEVG esperam que a perspectiva de uma rede móvel vinculada ao clube afaste os torcedores dos provedores de telecomunicações tradicionais e crie uma nova fonte de receita para ambos.
No entanto, é raro ver um exemplo bem-sucedido de uma rede móvel com temática esportiva. Uma das iniciativas desse tipo que ficou mais conhecida foi o Mobile ESPN, lançado em 2005 e que oferecia conteúdo exclusivo como parte das tarifas. O projeto operou durante pouco mais de um ano, sendo encerrado no final de 2006.