Bayer Leverkusen aproveita temporada de sucesso para ativações no Brasil

Paulo Sérgio (ex-jogador), Arturo Sánchez (presidente da divisão de varejo farmacêutico da Bayer na América Latina, Ásia e Pacífico) e Simon Rolfes (diretor de esportes do Bayer Leverkusen) posam com troféus conquistados pelo clube alemão na temporada 2023/2024 - Divulgação

O Bayer Leverkusen se destacou nos holofotes do futebol mundial por conta do grande desempenho na temporada 2023/2024, em que conquistou a Bundesliga pela primeira vez e, mais do que isso, de maneira invicta. Meses depois da conquista e já iniciada a temporada 2024/2025, o clube alemão segue aproveitando o ano de sucesso para se fortalecer em mercados internacionais.

Criado em 1904 por funcionários da Bayer, empresa química e farmacêutica alemã, o clube possui seis títulos oficiais, três deles conquistados na última temporada: Bundesliga, Copa da Alemanha e Supercopa da Alemanha.

A equipe alemã aproveitou a parada das competições por conta da Data Fifa para realizar uma turnê com os troféus no Brasil. Em entrevista à Máquina do Esporte, Simon Rolfes, diretor de esportes e ex-jogador do Bayer Leverkusen, explicou que a ideia é aproveitar o momento para expandir a marca do clube ao redor do mundo.

“Com certeza, para expandir é importante chamar a atenção e, portanto, a última temporada foi a melhor coisa para isso. Percebemos que muitos fãs ao redor do mundo passaram a nos seguir nas redes sociais e estão assistindo aos nossos jogos”, apontou o executivo.

“Tentamos fazer coisas como essa com o ‘Trophy Tour’, que temos agora no Brasil. Temos viajado com o time para eventos especiais para chamar mais atenção e atingir novos mercados, o que é muito interessante para nós”, acrescentou.

As ações no Brasil envolveram a visita de executivos do clube, incluindo o próprio Simon Rolfes. Em São Paulo (SP), a delegação participou de clínicas de futebol para crianças e da estreia de um documentário sobre a última temporada da equipe, entre várias outras iniciativas.

Brasileiros

Ainda que não seja um dos clubes europeus mais aclamados no Brasil, o Bayer Leverkusen possui fortes ligações com diversos ex-jogadores brasileiros de sucesso.

Paulo Sérgio e Lúcio, por exemplo, atuavam pelo clube alemão quando foram campeões mundiais em 1994 e 2002, respectivamente, com a seleção brasileira. Outros nomes, como Zé Roberto, Emerson, Jorginho, Renato Augusto, Paulinho e Wendell, que esteve em convocações de Dorival Júnior, também atuaram no Bayer.

“Essa conexão com o Brasil é muito importante, porque temos uma grande herança com jogadores brasileiros. Além disso, fica mais fácil contratá-los, porque eles acabam nos conhecendo e conhecendo nossa história. Sabemos que os brasileiros acompanham nossos jogos e estamos orgulhosos disso, porque é especial”, avaliou Simon Rolfes.

Simon Rolfes, diretor de esportes do Bayer Leverkusen, atuou no clube como jogador por 10 anos – Divulgação

Consistência

Para se estabelecer entre os grandes clubes da Europa, apenas uma temporada de sucesso não é suficiente. Neste cenário, o Bayer Leverkusen tem como objetivo primário se firmar entre as 16 melhores equipes do continente.

“Você não pode esperar ter uma temporada como essa regularmente. Acho que o próximo passo é ser capaz de lutar constantemente por títulos e competir com os melhores para não só fazer parte dos melhores times da Alemanha, mas também da Europa”, disse o diretor de esportes do clube.

Na visão de Simon Rolfes, o desempenho esportivo está diretamente conectado com o fortalecimento do clube como marca. Neste sentido, o próximo passo, portanto, também depende da consistência dentro de campo.

“O nosso objetivo é o Top 16 e, para isso, temos que manter esse nível constantemente. Acho que esse é o próximo passo do clube, chamar a atenção, atrair o interesse e fazer com que a imagem e a força dessa marca sejam de um clube de alto nível da Europa”, concluiu o executivo.

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