Pelo visto, a velha máxima do “falem bem ou mal, mas falem de mim” segue vigorando com força no universo dos influenciadores digitais. Após a polêmica surgida na semana passada, no jogo entre Flamengo e Corinthians, no Maracanã, válido pela Libertadores, muita gente certamente apostou que a carreira do humorista Matheus Nunes da Silva, mais conhecido como Negrete, sofreria algum tipo de abalo.
No entanto, tudo indica que tais previsões não se concretizarão. O influenciador renovou, nesta segunda-feira (15), o contrato de patrocínio que mantém desde novembro do ano passado com o site de apostas Betmotion.
A manutenção do contrato com a marca ocorre em meio às repercussões surgidas em torno do vídeo feito pelo influenciador ao lado do atacante Pedro, do Flamengo, durante a comemoração do gol que selou a classificação rubro-negra para a semifinal da competição continental. Negrete aparece na beira do campo, celebrando com jogadores do time carioca.
O fato gerou fortes críticas de entidades, com direito a um pedido de explicações por parte da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e outro feito pela Associação de Cronistas Esportivos do Brasil (Aceb). Até mesmo o ex-árbitro Arnaldo Cezar Coelho comentou sobre o ocorrido, classificando-o como “uma vergonha”. A Betmotion, porém, parece estar satisfeita com os resultados trazidos por seu embaixador.
“O Negrete é um fenômeno nas redes sociais, dono de um carisma natural gigantesco. Ele é um verdadeiro artista, e estamos muito felizes por mantê-lo no nosso time de embaixadores, pois construímos muito sucesso nos últimos meses. Já temos diversas ações planejadas com ele, e em breve os fãs vão poder curtir essas novidades”, afirmou Fernanda Gomes, country manager do Betmotion no Brasil.
Vale destacar que, ao contrário das entidades citadas, o executivo de marketing Bernardo Pontes, em sua coluna na Máquina do Esporte publicada na última sexta-feira (12), saiu em defesa do humorista. Ele lembrou que a presença de Negrete à beira do gramado foi parte de uma iniciativa da Meta, proprietária do Facebook, detentor dos direitos de transmissão da Libertadores. A empresa tem credenciado influenciadores para realizar produção de conteúdos durante os jogos.
“O futebol mudou. O esporte mudou. Não é só mais um simples esporte, é entretenimento. Precisamos de mais iniciativas disruptivas no nosso mercado. Precisamos ver câmera no árbitro, influenciador de gandula com uma câmera no boné. Tudo desde que o princípio básico do esporte não seja impactado: a lisura e o cumprimento das regras do jogo, sem nenhum tipo de interferência no espetáculo”, afirmou Bernardo.
Na avaliação do colunista, a comemoração espontânea de Negrete ao lado dos jogadores, em um momento de euforia, não pode ser usada como argumento para invalidar a iniciativa da Meta. Para ele, a ideia deve ser mantida e melhorada, com a criação, por exemplo, de um espaço delimitado para receber os influenciadores digitais à beira do gramado.
“Quero mais é que os patrocinadores tenham a oportunidade de ter esse acesso premium para relacionamento e promoção. Sonho poder ver os clubes colocando um terceiro banco de reservas para campanhas para sócios-torcedores. Todo mundo olha para o modelo americano e baba falando que lá é diferente, mas, quando temos a oportunidade de nos diferenciar, voltamos à estaca zero”, ponderou Bernardo.
Negrete é ator formado e também tem passagens pelas categorias de base de diversos clubes de futebol. Nos últimos anos, tornou-se popular com vídeos nas redes sociais ao imitar atletas famosos. Atualmente, conta com 2 milhões de seguidores no Instagram.