A Federação Argentina de Futebol (AFA) divulgou, nesta segunda-feira (15), um acordo com a agência multinacional IMG, que ficará responsável de forma exclusiva pelas vendas comerciais da entidade na região da Ásia-Pacífico até 2026, ano em que será disputada a próxima Copa do Mundo Masculina. A Argentina, vale lembrar, é a atual campeã mundial.
O anúncio ocorreu na última sexta-feira (12), dois dias antes do bicampeonato da Copa América conquistado pela Argentina, que venceu a Colômbia por 1 a 0, na prorrogação, em jogo disputado no Hard Rock Stadium, em Miami (EUA), neste domingo (14). O gol foi marcado pelo atacante Lautaro Martínez.
Por meio do acordo, a IMG buscará novas oportunidades de patrocínio para a AFA, tanto no masculino como no feminino, em 39 países. Essa lista inclui a China, onde a entidade que comanda o futebol argentino tinha um acordo com a Wanda Sports desde 2022.
“Esta nova aliança com um grupo comercial líder como a IMG demonstra a força da nossa organização na Ásia para alcançar mercados estratégicos importantes como China, Indonésia, Japão e Coreia do Sul, onde a AFA tem uma extensa base de fãs e público. Por meio desta aliança, poderemos desenvolver mais parcerias e pacotes de patrocínios únicos pensados para cada território”, afirmou Claudio Tapia, presidente da AFA.
“O futebol argentino está no auge após o sucesso de suas seleções no cenário internacional. Esperamos aproveitar esse impulso incrível, aproveitando a extensa rede global de vendas e a experiência regional da IMG para desenvolver patrocínios mais estratégicos e novas oportunidades para a próxima geração do futebol argentino”, disse Adolfo Bara, vice-presidente sênior e diretor administrativo de eventos de futebol da IMG.
Vale destacar que, desde 2018, a AFA afirma que estabeleceu parcerias com 50 patrocinadores. Na semana passada, por exemplo, revelou um acordo regional para a Ásia com a empresa de apostas Parimatch. Antes disso, já havia anunciado com a empresa argentina de betoneiras Horcrisa.