Botafogo contrata Rafael Ganem, ex-Flamengo, para ser diretor comercial

O Botafogo anunciou, nesta quinta-feira (2), a contratação de dois executivos para cuidar de departamentos montados para a gestão da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube, sob a liderança do investidor americano John Textor.

Rafael Ganem, que era gerente comercial do Flamengo, assumirá agora a liderança do departamento comercial botafoguense. Além dele, Paula Young, que teve passagem pelo Fox Sports, ficará com a função de head de ativações e relações internacionais do clube.

As duas contratações fazem parte da mudança estrutural que Textor tem provocado no Botafogo desde que comprou 90% do controle da SAF. As chegadas reforçam o processo de reposicionamento estratégico do clube. Os dois executivos foram apresentados à equipe de trabalho botafoguense nesta quinta-feira (2), em um passeio pelas dependências do Estádio Nilton Santos.

“É um desafio. Ao mesmo tempo em que você olha para a história do clube, para a paixão da torcida, que são futuros consumidores das marcas que estarão conosco, temos um caminho desafiador. Vamos hoje para o mercado tendo uma camisa lisa, um bom preço e isso é só um pedaço do que iremos entregar da paixão dos nossos torcedores, do engajamento nas redes sociais e da torcida em comprar os produtos relacionados ao Botafogo. Vai ser um caminho muito próspero“, afirmou Rafael Ganem.

Aos 34 anos, o profissional é formado em Publicidade, possui pós-graduação em Gestão de Negócios e, antes do Flamengo, trabalhou dentro do Grupo Globo entre 2008 e 2020, atuando na formatação de planos comerciais para o esporte e na exploração de grandes eventos, como NBA, ATP, WSL, F1, Jogos Olímpicos e Liga das Nações de Vôlei.

Desde o fim do Campeonato Carioca, o Botafogo tem jogado com o uniforme “limpo”, sem qualquer marca de patrocinador na camisa, inclusive de fornecedor de material esportivo. A ideia de Textor é aumentar o faturamento com menos exposição de parceiros.

Já Paula Young assume um cargo recém-criado dentro do clube. Aos 43 anos, ela é a nova head de ativações e relações internacionais. Graduada em Direito e com doutorado em Direito Constitucional pela Universidad de Valladolid (Espanha), Paula foi gerente e diretora de planejamento de produção nos canais Fox Sports entre 2011 e 2020. Ela estava na área comercial da Sportsview, agência que foi gestora comercial do Cariocão Betfair 2022.

“Estou muito feliz em entrar para o time e o que mais me encanta em estar aqui é estarmos com uma página em branco: temos muitas coisas para realizar. O time está crescendo, e essa oportunidade de crescer junto a ele e construir uma história, para mim, é o que tem de mais especial. Tornar o futebol mais especializado e profissional em relação à parte diretiva é muito importante, e a SAF está vindo para fazer isso tudo e construir uma história muito bonita“, disse a executiva.

Sair da versão mobile