LFU garante maioria no Brasileirão 2025 com acessos de Sport, Mirassol e Ceará

Torcedores do Sport, antes da partida que garantiu o retorno da equipe à Séria A - Reprodução / Instagram (@sportrecife)

O Campeonato Brasileiro da Série B 2024 definiu, na noite deste domingo (24), os quatro clubes que conquistaram o acesso à Série A do ano que vem. São eles: Santos (campeão), Mirassol (vice), Sport (terceiro colocado) e Ceará, que ficou com a quarta vaga graças à vitória do Goiás sobre o Novorizontino, por 1 a 0, com gol marcado aos 83 minutos de jogo (o empate daria a vaga ao clube paulista).

A classificação final da segunda divisão garante à Liga Forte União (LFU) maioria entre os clubes que disputarão a Série A do ano que vem. Do os quatro promovidos, apenas o Santos integra a Liga do Futebol Brasileiro (Libra).

Os dois grupos buscam garantir a hegemonia na construção de uma liga que seria responsável por organizar o Campeonato Brasileiro. A Libra conta atualmente com oito clubes na Série A do Brasileirão: Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Vitória. Com a chegada do Santos, o grupo passaria a nove, numa ligeira melhora em relação à temporada atual, mas que ainda não derruba a hegemonia numérica da LFU.

Vale lembrar que o Red Bull Bragantino está em 17º lugar na classificação geral, com 37 pontos, e tem chances reais de cair à Série B. Nesse caso, a Libra manteria os oito representantes. Em contrapartida, se o time paulista se safar do rebaixamento, a LFU perderia quatro representantes na Série A.

Hoje, integram a zona de rebaixamento à Série B os seguintes clubes: Atlético-GO (que já caiu, matematicamente), Cuiabá, Red Bull Bragantino e Criciúma. Exceto pelo clube paulista, todos os demais integram a LFU. Entre os times que não estão no Z4 mas possuem chances estatísticas de cair, Fluminense e Juventude são os que possuem as piores pontuações. Eles também fazem parte do grupo Forte União.

De qualquer modo, não se pode esquecer que, em 2025, a tendência é que a LFU mantenha um representante de peso na elite do futebol brasileiro. Trata-se do Corinthians, time com a segunda maior torcida do país e que chegou a passar várias rodadas na zona de rebaixamento, até conseguir se distanciar do andar de baixo, com importantes vitórias obtidas na última rodada. A equipe paulista tem direito a um acordo individualizado com a direção da LFU para a venda de seus direitos de transmissão.

Patrocinadores

Seguindo uma tendência que ocorre no futebol brasileiro, Santos, Sport e Ceará trazem como patrocinadores principais, em seus uniformes, empresas de apostas.

A exceção é o Mirassol, cujo parceiro máster é o Guaraná Poty, empresa sediada no Noroeste Paulista (região onde também está localizado o time). Porém, o setor de apostas está presente no clube do interior de São Paulo, com o patrocínio da Bet7k, que, por sinal, estampa sua logo na frente do uniforme da equipe, um pouco abaixo da marca de refrigerantes.

De um modo geral, os clubes que acabam de ser promovidos à Série A mesclam o apoio de marcas de expressão regional ao patrocínio de empresas de projeção nacional e internacional.

A equipe santista compartilha com o Sport o patrocínio da Viva Sorte, que, além de ser parceira da equipe de Recife (PE), detém os naming rights do Estádio da Vila Belmiro, atualmente denominada Vila Viva Sorte.

Santos e Sport também são os únicos, entre os que subirão neste ano, a já terem conquistado a Série A do Brasileirão. Os dois clubes, por sinal, possuem ainda a mesma fornecedora de material esportivo, a Umbro, que renovou recentemente o contrato com a equipe santista, até 2027.

O Ceará, por enquanto, utiliza a marca própria Vozão, que tem sido uma tendência adotada por diversos clubes, no fornecimento de material esportivo. Já o acesso do Mirassol marcará o retorno da Athleta à Série A do Brasileirão.

Pioneira na área de uniformes esportivos no país, a Athleta foi lançada em 1935, pela Malharia Santa Isabel, de São Paulo (SP). A empresa forneceu o enxoval da seleção brasileira entre 1954 e 1970, quando o país se consolidou como a grande potência do futebol mundial, conquistando três Copas do Mundo, tendo à frente craques como Didi, Garrincha e Pelé.

Em 2004, a Athleta acabaria por sucumbir diante da concorrência de gigantes do setor. Em 2009, ela foi relançada pela The Brand’s Company (TBC), do Japão. Em tempos recentes, a marca tem procurado explorar o nicho de camisas retrô de clubes como Santos, São Paulo, Internacional e da própria seleção brasileira.

Esta é a relação completa dos patrocinadores e parceiros dos clubes mais bem colocados da Série B 2024, que garantiram o acesso à Série A 2025:

Santos: Blaze, Umbro, Binance, Plako, Tek Bond, Brahma, Kikaldo, AQ Bank, Canção, Viva Sorte, TNT Sport Drink, Claro, Unisanta, Agência da ONU para Refugiados, Observatório da Discriminação Racial no Futebol, CBC, Analytics FC, World Sports, KLD, Poliscan e Wewi

Mirassol: Poty, Athleta, Bet7k, Construsol, Cozimax, DS Tecnologia Automotiva, Ecori, Fanáticos Esportes, Construtora Pacaembu, Lumavi, MTech, Rede Sol, Café Ruiz e Santa Maria

Sport: Betvip, Umbro, Imply, Moura Dubeux, GAV Resorts, Turquesa, Lukma, Hebron, Dislub Energia, Viva Sorte, Iquine, CBC e Prefeitura do Recife

Ceará: Esportes da Sorte, Vozão, Matrix Energia, Zenir, Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e Brisanet

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