Nesta segunda-feira (14), o Botafogo anunciou uma parceria com a MatchWornShirt, empresa conhecida por leiloar camisas usadas e autografadas de mais de 280 clubes ao redor do mundo.
Com o acordo, o público terá a oportunidade de adquirir camisas usadas e assinadas pelos jogadores do Glorioso, assim como outros itens, por meio da plataforma digital da MatchWornShirt.
O contrato prevê que o leilão seja feito em cinco jogos até o final de maio de 2024. O primeiro já está valendo e é com as camisas usadas na partida contra o Coritiba, disputada no dia 30 de julho, pelo Brasileirão.
Vale destacar que, em dezembro de 2022, o Botafogo utilizou os serviços da MatchWornShirt para leiloar as camisas usadas no jogo contra o Crystal Palace, realizado durante uma excursão do clube brasileiro a Londres, na Inglaterra. John Textor, dono de 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Botafogo, também é sócio minoritário do time do sul da capital britânica.
Estratégia
O conceito de leiloar as camisas usadas e autografadas pelos jogadores é algo com muito potencial, mas ainda pouco explorado no futebol brasileiro. Normalmente, quem define o destino da peça são os jogadores, mesmo o uniforme sendo uma propriedade dos clubes.
Além de representar uma fonte de receita extra, a comercialização das camisas usadas em jogos é uma forma de as equipes se conectarem ainda mais com seus torcedores, já que permite ao público adquirir aquilo que é o sonho de muitos fãs de futebol: o uniforme utilizado por um ídolo.