O Botafogo, em parceria com a Mude, empresa especializada na implantação e administração de museus, lançou, no último sábado (12), uma campanha de crowdfunding, espécie de vaquinha virtual, denominada #UmaNovaHistória. O objetivo é arrecadar fundos para as obras do Museu Botafogo.
O lançamento da campanha ocorreu durante o jogo do Brasileirão entre Botafogo e Internacional, no Estádio Nilton Santos, marcando o aniversário de 119 anos do clube. A partida terminou com vitória de 3 a 1 para o time da casa, que se isolou ainda mais na liderança do campeonato.
Por intermédio do site da campanha, os torcedores poderão contribuir com diferentes valores e receber recompensas. Entre elas, está a oportunidade de registrar o próprio nome em uma estrela na futura instalação.
A Mude Brasil, empresa responsável pelo projeto, já concebeu e implementou museus de diversos clubes, como Flamengo, River Plate, Benfica e Juventus.
Projeto
O projeto ainda pretende comportar uma instalação artística com 1.942 estrelas, em referência ao ano de fusão do Club de Regatas Botafogo com o Botafogo Football Club.
O Museu Botafogo ocupará a sede do clube, em General Severiano, na zona sul do Rio de Janeiro, e terá uma área total de 1.500m². A execução da obra será dividida em duas fases. A primeira, que compreende o salão principal, está prevista para ser entregue em agosto de 2024. Segundo a Mude, o investimento total no projeto será de R$ 18 milhões.
A iniciativa conta com os patrocínios de TIM, Grupo Cataratas e Trem do Corcovado, além do apoio das Secretarias Estadual e Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.