O Botafogo promoveu uma nova edição da Pesquisa Estádio Nilton Santos como forma de descobrir a avaliação dos frequentadores de seus jogos em relação aos produtos e serviços oferecidos na arena.
“Buscando estabelecer um processo de monitoramento e avaliação da experiência do torcedor com o Estádio Nilton Santos, o Botafogo, desde 2023, iniciou uma pesquisa anual com o objetivo de avaliar as diferentes iniciativas e de orientar os novos projetos a serem desenvolvidos”, contou Pedro Souto, diretor de marketing do Botafogo, em entrevista à Máquina do Esporte.
“Essas categorias são metrificadas sob dois aspectos, de avaliação e de relevância, criando um instrumento essencial de escuta do torcedor”, completou o executivo.
Avaliações
As categorias recebem notas dos torcedores. As mais bem avaliadas na pesquisa de 2024 foram o desconto na bebida para sócios-torcedores (9,29), qualidade dos jogos (8,99), atmosfera (8,99), acesso ao estádio (8,59) e entretenimento (8,51).
Já entre as que mais melhoraram a nota de um ano para o outro estão preço da bebida (28%), acesso ao estádio (25%), internet (24%) e entretenimento (17%).
“Essas quatro categorias foram objeto de plano de ação após a primeira edição da pesquisa, em 2023”, revelou Souto.
Para isso, o Glorioso implementou um desconto de 50% em cinco bebidas por jogo para sócios-torcedores. O acesso ao estádio teve a implementação da biometria facial, o que agilizou a entrada dos torcedores e aumentou a segurança.
“No que tange a entretenimento, o Botafogo continuou a implementar novidades como o show de luzes, samba no setor norte e o lançamento das FogoCheers [animadoras de torcida]”, comentou o diretor botafoguense.
Desafios
Apesar da melhoria da nota, a internet continua sendo o “Calcanhar de Aquiles” do Nilton Santos, recebendo nota 3,50, a pior deste ano, segundo os torcedores.
“Na internet, o clube criou um projeto, ainda em curso, de parceria com as operadoras para a melhoria no sinal 5G na região”, informou Souto.
Ainda permanecem com avaliações baixas o preço da comida no estádio (5,22), estacionamento (5,73), preço da bebida (5,85) e transporte (6,26).
“O objetivo é evoluir em todas as categorias avaliadas sempre, e a pesquisa nos mostra onde devemos atuar para tornar a experiência do torcedor no Nilton Santos cada vez melhor”, destacou.
Baixo público
O mapeamento do que pensam os frequentadores também é uma forma de o clube tentar atrair novamente seus torcedores até o Niltão. Atual campeão do Brasileirão e da Libertadores, o Botafogo teve um início de temporada decepcionante, com a eliminação na primeira fase do Campeonato Carioca.
No momento, enfrenta públicos decepcionantes no Campeonato Brasileiro, apesar de ter goleado o Internacional por 4 a 0 em sua última partida em casa pelo torneio. Na média de público, o Botafogo ocupa o Z4 da competição. Está em 17º lugar, com 9.560 torcedores nas arquibancadas por partida.
O time está apenas à frente de equipes de cidades do interior do Brasil, menos populosas e com menor potencial de público, como é o caso de Juventude, Red Bull Bragantino e Mirassol.
O líder nesse quesito é o Flamengo, mandante do clássico justamente contra o Botafogo, neste domingo (18), no Maracanã, que ostenta uma média de 49.333 torcedores por confronto. Apesar do empate decepcionante no clássico (0 a 0), a partida gerou uma renda de R$ 3.874.750, atraindo 50.255 pagantes. É bem mais do que os 38.238 pagantes que o Glorioso colocou no Nilton Santos em quatro jogos como mandante neste Campeonato Brasileiro.
Até o Santos, penúltimo colocado na classificação geral, com aproveitamento de 41,7% em casa até aqui, ostenta uma média bem superior à do Botafogo: 15.519 torcedores nos jogos do Peixe como mandante.