Pular para o conteúdo

Botafogo projeta ter o segundo maior faturamento de marketing da história do clube em 2025

Pedro Souto, diretor de marketing da SAF alvinegra, comentou sobre a arrecadação com bilheteria e programa de sócio-torcedor, além dos resultados alcançados com a SAB

Botafogo projeta segundo maior faturamento de marketing da história do clube em 2025 - Vítor Silva / Botafogo

O Botafogo encerrará a temporada de 2025 com o segundo maior volume de arrecadação de sua história no departamento de marketing. A informação foi confirmada por Pedro Souto, diretor de marketing da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube, em entrevista à Máquina do Esporte durante a Confut Nordeste 2025.

O executivo avaliou o desempenho comercial do ano, destacando a capacidade de manutenção de receitas mesmo em um cenário de performance esportiva abaixo da registrada no ano passado.

Segundo Pedro Souto, a perspectiva de receitas de marketing engloba frentes como bilheteria, ingressos e programa de sócio-torcedor, sendo que, neste último, o Botafogo detém a segunda maior base de associados entre os clubes do Rio de Janeiro, com mais de 59 mil sócios, ficando atrás apenas do Flamengo, que conta com cerca de 100 mil assinantes no programa.

O executivo ainda admitiu uma queda no número de sócios por conta do desempenho do time dentro de campo nesta temporada, que não conseguiu manter o ritmo de conquistas de 2024.

“A gente continua gerando muita receita, e vamos ter o segundo maior ano de geração de receita do Botafogo na perspectiva de marketing. Óbvio que, no momento de menor euforia [dos torcedores] em relação ao ano passado, a gente tem uma queda, mas ainda mantivemos uma base muito expressiva de sócios-torcedores”, ressaltou Pedro Souto.

Zé Delivery e SAB

Pedro Souto também destacou os resultados obtidos com o Zé Delivery, plataforma de bebidas da Ambev, por meio do programa Sociedade Anônima Brahma (SAB). De acordo com o executivo, dados da iniciativa apontam que o Botafogo é o clube que apresenta o maior “lifetime value” (LTV), que representa o valor médio que o cliente gera para uma marca enquanto a consome ativamente dentro do aplicativo.

Isso significa que os torcedores alvinegros registram um gasto médio superior ao das outras torcidas do Brasil na plataforma. Pedro Souto atribui esse indicador ao engajamento da torcida e ao trabalho conjunto entre as equipes comercial e de marketing para ativar o patrocínio de forma assertiva, contactando o usuário no momento propício ao consumo.

“O Botafogo é o clube dentro do Zé Delivery que tem o maior LTV. Os torcedores do Botafogo, em média, gastam mais que [os de] qualquer outro clube do Brasil. Isso mostra o engajamento da torcida”, comentou o diretor de marketing da SAF do Botafogo.