Brasileirão Feminino na Globo tem aumento de 1.200% na audiência em SP em relação a 2022

São Paulo e Palmeiras ficaram no empate por 1 a 1 no jogo de ida das quartas de final do Brasileirão Feminino - Rubens Chiri / São Paulo

Após ignorar toda a 1ª fase do Brasileirão Feminino, a Globo estreou a transmissão do torneio na abertura das quartas de final. Na Grande São Paulo, o clássico São Paulo x Palmeiras obteve 13 pontos de audiência, segundo a Kantar Ibope Media. O jogo teve 25% de participação sobre o número de TVs ligadas.

Comparado com o desempenho do ano passado, quando a atração foi exibida pela Band, houve um crescimento de 225% ou aumento de 9 pontos na audiência em relação ao melhor índice obtido pela emissora paulista, na final entre Corinthians e Internacional. À ocasião, no dia 24 de setembro de 2022, a Band obteve 4 pontos e 9% de participação.

Se comparado com a média do torneio na tela da Band em 2022 (2 pontos em 20 jogos), o Choque-Rainha conquistou um aumento de 550% na Globo. No entanto, essa não é a melhor comparação, já que envolve o total de jogos, incluindo os da 1ª fase, com menor apelo para o fã de esporte, que a Band, ao contrário da Globo, também transmitiu.

Outra comparação é com o jogo da mesma fase exibido pela Band em 2022 (São Paulo x Ferroviária). Nesse caso, a Globo obteve um aumento de 1.200% na audiência. É preciso ressaltar, porém, que o clássico mostrado pela Globo, com o Palmeiras, atual campeão paulista e da Libertadores, possuía um apelo de audiência maior.

Houve quem fizesse o comparativo com o Choque-Rei, pelo Brasileirão Masculino, transmitido pela Globo na semana anterior. Nesse caso, houve uma queda significativa da audiência (-43,5%) e no share (-40,5%). É preciso explicar, no entanto, que o Brasileirão Masculino é um produto muito mais consagrado do que a versão feminina, que começou a receber maior atenção apenas recentemente.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a vitória do Santos sobre o  Flamengo por 3 a 1, fora de casa, marcou 14 pontos e 26% de participação sobre o número de TVs ligadas. Isso representa um crescimento de 1.300% (ou de 13 pontos) de audiência em relação à mesma fase exibida no ano passado pela Band.

É preciso ressaltar que, na última edição, a Band exibiu São Paulo x Ferroviária, pelas quartas de final, para o Rio de Janeiro, com 1% de audiência e 2% de share. O jogo tem bem menos apelo com o público carioca do que uma partida que envolve o Flamengo.

Essa também foi a média de audiência e participação da Band durante todo o torneio em 2022. Ou seja, o aumento de audiência da Globo neste comparativo também foi de 1.300%. Novamente, é preciso ressaltar que a Band exibiu a fase preliminar, com menor potencial de audiência, no ano passado. A Globo ignorou a 1ª fase do campeonato também no Rio de Janeiro.

De acordo com a Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência na Grande São Paulo equivale a 76.953 residências ou 206.674 indivíduos. Já no Rio de Janeiro, um ponto representa 49.547 residências ou 125.405 pessoas.

Sair da versão mobile