Pular para o conteúdo

Brazuca League: Hoc Sports e 4DTV lançam liga que aproxima futebol e entretenimento à moda Kings League

Assim como o projeto lançado por Gerard Piqué, competição terá dinamismo, interatividade e produção de conteúdo de alto impacto como focos principais

Influenciadores posam durante lançamento da Brazuca League, projeto da Hoc Sports e da 4DTV - Divulgação

Depois do sucesso da Kings League no Brasil, o mercado do país passará a contar também com a Brazuca League, liga lançada por Hoc Sports e 4DTV. A intenção é aproximar o futebol de 7 do entretenimento, para ter um jogo dinâmico e atrativo para as novas gerações.

A primeira edição dos jogos acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em um local que ainda será revelado, mas que será projetado para potencializar a experiência dos torcedores e das marcas envolvidas.

O projeto terá como anfitrião o ex-jogador e empresário Rafael Sobis, sócio da 4DTV, responsável por conduzir os embaixadores convidados e incentivar a competição entre os participantes.

“Sempre vivi o futebol de forma intensa e sei o quanto ele pode emocionar e aproximar as pessoas. A Brazuca League é diferente porque vai além do jogo: envolve criatividade, interação e uma energia que contagia”, disse Rafael Sobis.

“A Brazuca League é a resposta brasileira a um movimento global de transformação no consumo do esporte. Nosso objetivo é unir a emoção do futebol com a linguagem e a energia que o público de hoje quer viver”, acrescentou Liana Bazanela, cofundadora e diretora da Hoc Sports e colunista da Máquina do Esporte.

Assim como a Kings League, lançada pelo ex-jogador espanhol Gerard Piqué, a Brazuca League terá dinamismo, interatividade e produção de conteúdo de alto impacto como focos principais.

Atletas e equipes

A liga contará com 8 times proprietários, cada um representando diferentes perfis de público: Canários, Lendários, OsCria, Lobos, Soberanos, Bruxos, Raros e Escudeiros.

Os times serão formados por 12 atletas amadores, selecionados por um grupo de convidados técnicos a partir de peneiras.

Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de agosto. Na sequência, os candidatos selecionados serão convidados para uma peneira presencial, que acontecerá em Porto Alegre (RS), no dia 31 de agosto.

Além dos 10 atletas recrutados por avaliação técnica, cada time contará com dois jogadores escolhidos diretamente pelos embaixadores.

Embaixadores

A criação de conteúdo para as redes sociais será essencial na estratégia de audiência da Brazuca League. Para gerar mais engajamento, a liga contará com a participação de alguns embaixadores, que terão a função de mobilizar os torcedores.

Para a primeira edição, focada no Rio Grande do Sul, foram selecionados influenciadores com relevância na região.

Teteu Severo, Kelly Kavinsky, Matteus Amaral, Letícia Stuchi, Fagner da Silva (Boleiro), Edem Marques (Didie), Fabian Guedes (Bolivar), Choco, Sandro Sotilli, Quetelin Rodrigues (Queki), Nani Chemello, Lucca Maciel, Guilherme Cassão, Rodrigo Adams, Léo Oliveira, Lelê Bortholacci, Raphael Gomes, Marcelo Moreno e Rodrigo Bittencourt estarão na primeira temporada.

Parceiros

Até o momento, a Brazuca League tem três patrocinadores: KTO, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Sicredi. JBL, Red Bull, Unimed e Penalty estão envolvidas como apoiadoras.

A cobertura midiática do evento será realizada pelo Grupo RBS, parceiro de mídia da liga. O veículo transmitirá os jogos da competição no YouTube, por meio dos canais ATL TV e GZH, com a presença de comunicadores das Rádios Atlântida e Gaúcha. 

O programa Bola nas Costas, atração da ATL TV, será embaixador de um dos times da competição.

Tendência

O surgimento da Brazuca League segue uma tendência lançada pela Kings League de aproximar o futebol do entretenimento, principalmente para atingir as novas gerações, que têm se distanciado mais do esporte em sua forma tradicional.

Após a realização da primeira temporada da Kings League Brasil, que gerou 78,8 milhões de visualizações ao longo dos jogos, projetos parecidos estão surgindo no mercado brasileiro.

Recentemente, foi lançada a Kids League, competição escolar no formato de “creator league”. O projeto combina esporte, universo gamer, quizzes educativos e regras gamificadas que influenciam o resultado final com o objetivo de aproximar crianças e adolescentes da prática esportiva.

Nos próximos meses, o mercado brasileiro também deverá ver um projeto esportivo parecido com a Kings League no basquete. O canal esportivo N Sports terá a “Hoopers League Brasil”, que apresentará um formato dinâmico e interativo pensado para atingir as novas gerações.