A Bundesliga inaugurou, no último sábado (6), a reforma de um complexo esportivo na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro. Com a presença de Amoroso, Paulo Sérgio e Zé Roberto, ex-jogadores que são representantes do time de lendas da Bundesliga, o evento contou ainda com atividades culturais, música e um torneio de futebol para os jovens, tanto no masculino quanto no feminino.
O projeto, batizado de “Commom Ground”, tem como meta conectar o futebol alemão a locais de forte identificação com o futebol por meio de ações sociais. No Vidigal, a reforma durou mais de seis meses entre a escolha do local e a entrega da obra. A escolha passou pela presença de Paulo Cypa no projeto de escolinha de futebol que ele comanda na área há mais de 30 anos e conta com mais de 180 crianças e adolescentes entre 3 e 18 anos.
Nesse período, foram reformados o campo de grama sintética, a quadra poliesportiva e os vestiários. Além disso, toda a parte elétrica e hidráulica do complexo esportivo foi refeita.
O espaço também recebeu uma nova pintura em toda sua extensão, uma sala para os professores, cozinha e a preparação estrutural para a construção, no futuro, de mais um vestiário para os moradores. Por fim, a Bundesliga ainda instalou novas grades de proteção das quadras, assim como balizas, rede, nivelamento dos campos.
“A Bundesliga veio para ficar. Não é algo passageiro, itinerante, em que você coloca uma estrutura, faz a festa, vai embora e monta em outro lugar. Aqui não. Veio uma reforma muito importante para todos na comunidade, um lugar muito importante para o Rio de Janeiro, pois temos vários pontos turísticos aqui no Vidigal. Vai reunir meninos e meninas com um sonho de serem jogadores de futebol ou qualquer outra profissão e que buscam um momento de diversão”, comentou Amoroso, ídolo do Borussia Dortmund.
“Fico muito feliz de fazer parte desta iniciativa. Estive presente desde o primeiro evento feito no Brasil pela liga, a Bundesliga Experience, na Lagoa, mas agora a proposta é outra. Nas outras vezes, montava a estrutura e ia embora. Hoje, não. Tem um projeto de melhoria a longo prazo da Bundesliga com a comunidade do Vidigal para ter uma estrutura que vai permanecer para os moradores. É muito bom saber que a Bundesliga se importa com nosso país. É gratificante saber que tudo que fizemos no passado como jogadores influenciou nessa relação”, destacou Paulo Sérgio, ídolo do Bayer Leverkusen e do Bayern de Munique.
O “Commom Ground” é um projeto da Bundesliga que já passou também por Nigéria e México, sempre levando o futebol para locais onde o esporte tem alta representatividade na vida da população. Na sequência, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Singapura e Vietnã serão os próximos países contemplados pela ação.