A Liga Alemã de Futebol (DFL) anunciou uma série de ativações da Bundesliga no jogo de videogame Roblox. A competição oferecerá experiências dentro da plataforma para se aproximar do público jovem.
O espaço virtual faz parte da campanha de inverno da Bundesliga, com o lema “O Futebol Como Deve Ser” e o objetivo de fortalecer de forma sustentável o entusiasmo pela Bundesliga entre os torcedores para a segunda metade da temporada.
A ativação, que incorpora parceiros como ESPN e Topps, inclui cinco experiências no Roblox, com quatro pistas de obstáculos e um simulador de cobrança de falta. A primeira das cinco integrações está disponível para os jogadores desde a semana passada.
Na sede virtual da Bundesliga, os fãs podem coletar itens para personalizar seus avatares e interagir com um conteúdo adicional da Bundesliga. ESPN e Topps também oferecem opções de interação. Durante o primeiro fim de semana, o “Clubhouse da Bundesliga” teve mais de 1,3 milhão de visitas dentro do jogo.
“Dadas as mudanças nos hábitos de consumo do nosso público mais jovem, é essencial que continuemos comprometidos e acompanhemos as mudanças na trajetória para continuar a oferecer oportunidades inovadoras para eles se conectarem”, disse Peer Nauberta, diretor de marketing internacional da Bundesliga.
“O Roblox é uma das plataformas mais populares para os jovens em todo o mundo e, como a primeira liga europeia a entrar no ar, vemos outra grande oportunidade para alcançar fãs novos e já existentes da Bundesliga”, acrescentou o executivo.
Geração Z
O Roblox é uma das plataformas líderes no espaço de conteúdo gerado pelo usuário (chamado de UGC), com mais de 380 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo.
Com a ativação no Roblox, a DFL quer chegar especialmente à Geração Z, aproveitando as possibilidades criativas da plataforma para estabelecer a marca “Bundesliga” neste ambiente dinâmico a longo prazo.
“A fusão entre esporte e jogos é um fator-chave para o envolvimento dos fãs. Com a ativação da DFL no Roblox, oferecemos uma experiência escalonável que não apenas diverte, mas também mergulha ainda mais os fãs no universo da Bundesliga”, explicou Alexander Albrecht, CEO da Build a Rocket, agência de e-Sports envolvida no movimento.
“Nossa visão é alavancar o metaverso como uma plataforma para marcas globais, e a DFL está dando um exemplo nesse sentido”, concluiu.