Bundesliga recusa acordo de € 2 bilhões por parte dos direitos de mídia do torneio

Hans-Joachim Watzke é o presidente do conselho de supervisão da Liga Alemã de Futebol (DFL) - Reprodução / Twitter (@DFL_Official)

A tentativa da Liga Alemã de Futebol (DFL) de firmar parceria com um fundo de capital privado, que garantiria investimentos bilionários em troca de participação nos direitos de transmissão da Bundesliga fracassou. A expectativa era de que um eventual acordo dessa natureza poderia render até € 2 bilhões aos clubes profissionais alemães.

De acordo com Hans-Joachim Watzke, presidente do conselho de supervisão da DFL, a proposta que permitiria a entrada de investidores externos não alcançou os dois terços de votos necessários para a aprovação.

Dos 36 clubes profissionais que participaram da assembleia em Frankfurt, 20 foram favoráveis à ideia, enquanto 11 votaram contra. Houve também cinco abstenções.

“A partir de hoje, este assunto está concluído. Isso é democracia”, declarou Watzke, que também é CEO do Borussia Dortmund. Esta foi a terceira tentativa da DFL de ingressar no mercado de capital privado, mas sem êxito.

Como seria o acordo

A ideia inicial era de que os direitos da Bundesliga fossem repassados a uma subsidiária (newco, em inglês), avaliada em US$ 18 bilhões. Nesse caso, o negócio envolveria 20% do total da nova companhia, pelo valor de US$ 3,6 bilhões.

Por fim, a proposta foi revisada, com a participação a ser negociada caindo para 12,5% das receitas de mídia da Bundesliga, pelo período de 20 anos. Nesse caso, a oferta seria de € 2 bilhões.

A relação dos fundos que estariam concorrendo para adquirir participação no negócio inclui Advent, Blackstone e CVC, que, em 2021, tornou-se detentora de 10% dos direitos comerciais da LaLiga, da Espanha, em um acordo avaliado em € 2,7 bilhões.

Nos últimos anos, cada vez mais ligas europeias de futebol têm procurado obter investimento externo, negociando parte de seus direitos de transmissão como forma de ampliar suas receitas.

Além do exemplo envolvendo a LaLiga, recentemente a Ligue 1, da França, obteve € 1 bilhão pela venda da participação de seus direitos de mídia.

Sair da versão mobile