Cade aprova venda de participação em shopping, e Atlético-MG faturará R$ 170 milhões

Considerada essencial para colocar as contas do Atlético-MG em dia, a venda de 24,95% das ações do Shopping Diamond Mall, em Belo Horizonte (MG), foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A decisão do órgão federal liberando a negociação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18).  

A liberação para o prosseguimento do negócio permitirá que o Atlético-MG receba a primeira parcela a ser paga pela Multiplan, no valor de R$ 68 milhões. Os R$ 102 milhões restantes serão parcelados em 12 vezes.  

Atualmente, a Multiplan já detém 50,1% das ações do Diamond Mall. Na justificativa apresentada ao Cade, o Atlético-MG argumentou que pretende redirecionar recursos para outros investimentos e também o “equacionamento de passivos”. No processo, o Cade entendeu que o aumento da participação societária no shopping não afeta a concorrência no setor em Belo Horizonte.

Shopping ocupa terreno do antigo estádio do clube

Inaugurado em 1996, o Diamond Mall conta com 270 lojas e ocupa um terreno de 14.400 metros quadrados, situado na região central da capital mineira.  

Ali, entre os anos de 1929 e 1968, funcionou o antigo estádio do Atlético-MG, o Presidente Antônio Carlos, que tinha capacidade para 5 mil torcedores. Devido às suas pequenas dimensões, a partir de 1950, com a inauguração do Independência, ele passou a ser cada vez menos utilizado pelo clube, até ser devolvido à prefeitura (o terreno havia sido doado pelo município nos anos 1920). 

A devolução ocorreu mediante desapropriação, para que no terreno fosse construída a nova sede administrativa do município, no prazo de 15 anos. Uma cláusula previa que, se o projeto não fosse implementado nesse período, o imóvel retornaria ao Atlético-MG.  

Diamond Mall já foi importante para finanças do clube

E foi o que ocorreu em 1991, sob a justificativa de que a desapropriação não cumpriu com sua finalidade. O projeto do shopping começou a tomar forma no ano seguinte. Em 1994, com a demolição do estádio, as obras tiveram início, sendo executadas pelo consórcio MTS/IBR. Em 2006, o Diamond Mall representava a segunda maior fonte de receitas do Atlético-MG. Em 2009, rendia R$ 450 mil por mês ao clube.  

No ano de 2015, o shopping chegou a ser avaliado em R$ 1 bilhão. A partir de 2017, a Multiplan passou a ser dona de 50,1% do controle acionário do Diamond Mall pelo valor de R$ 300 milhões, investidos pelo Galo na construção da Arena MRV.  

Inicialmente, a intenção do clube era vender os 49,9% restantes à sócia, por R$ 340 milhões. Contudo, a Multiplan desfez o negócio e pediu redução de 50% no percentual de ações e nos valores envolvidos. Agora, o Atlético-MG busca um comprador para seus 24,95% de participação no shopping.  

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