As mudanças do calendário de 2025 do futebol brasileiro anunciadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta terça-feira (12) devem impactar as programações de diversos clubes pelo Brasil. Entre as novidades, os Campeonatos Estaduais terão início já na primeira quinzena de janeiro, enquanto a Série A do Brasileirão irá do fim de março ao fim de dezembro, parando por 15 dias por conta do Super Mundial de Clubes da Fifa no meio do ano.
O São Paulo será um dos mais impactados pelo fato de que já havia fechado um acordo para realizar a pré-temporada nos Estados Unidos, participando, inclusive, da FC Series. Durante o lançamento oficial do Paulistão 2025, também nesta terça-feira (12), o presidente do clube, Julio Casares, se mostrou surpreso com as mudanças, mas afirmou que o time não deixará de ir aos EUA.
LEIA MAIS: São Paulo, Cruzeiro e Atlético-MG disputarão a FC Series 2025 nos EUA
“Acho que calendário é bom discutir, mas quando falamos de planejamento é algo para o futuro. Nos pegou de surpresa, foi uma coisa de cima para baixo, mas vamos lutar”, destacou o mandatário tricolor.
O São Paulo tem um jogo marcado contra o Cruzeiro no dia 15 de janeiro e outro agendado para quatro dias depois, contra um adversário ainda a ser definido.
Para piorar a situação, o São Paulo ainda pode ter outra competição encavalada logo no início de 2025, a Pré-Libertadores. Atualmente, o clube paulista estaria se classificando justamente para essa fase da competição sul-americana, que costuma ser disputada em meados de fevereiro e também teria datas coincidindo com o Paulistão. A possibilidade de iniciar o Estadual com a base também não deve funcionar, já que a Copa São Paulo de Futebol Júnior é realizada em janeiro e também estará sendo disputada pelo clube, que costuma ir até as fases mais agudas da competição, o que bateria com as datas do início do Paulistão.
Rivais de MG
O Cruzeiro é outro clube que também terá que resolver o que fazer com relação à FC Series, uma vez que o Campeonato Mineiro iniciará mais cedo. O time ainda vive a expectativa de conseguir uma vaga direita para a Libertadores 2025 via Copa Sul-Americana (disputará a final contra o Racing no dia 23 de novembro) ou mesmo uma vaga na Pré-Libertadores, uma vez que atualmente ocupa a sétima colocação no Brasileirão.
A pior situação, no entanto, pode ser a do Atlético-MG, que é o terceiro representante brasileiro na FC Series em 2025 e tem até um clássico diante do Cruzeiro já marcado para 18 de janeiro, o primeiro da história da rivalidade nos EUA. O segundo jogo do Galo na competição amistosa será apenas em 25 de janeiro, diante do Orlando City, data em que os Estaduais já estarão a pleno vapor.
Isso porque o clube mineiro, caso conquiste o título da Copa Libertadores (jogará a final diante do Botafogo no dia 30 de novembro), ainda terá pela frente mais um torneio em 2024, o Mundial de Clubes da Fifa.
LEIA MAIS: Fifa detalha Mundial de Clubes 2024 com formato reduzido e jogos em três países
Na pior das hipóteses, o Galo teria que ao menos viajar ao Catar para enfrentar o Pachuca, do México, no dia 11 de dezembro. Se for derrotado, encerrará a temporada nessa data.
No entanto, na melhor das hipóteses, passando pelo Pachuca e ainda pela semifinal, no dia 14 de dezembro, o time mineiro disputaria o título contra o Real Madrid, também no Catar, no dia 18 de dezembro. Só aí os jogadores sairiam de férias.
Com o início antecipado dos Estaduais e a participação na FC Series já acordada, o quebra-cabeça não será fácil de montar pelos lados do Atlético, cujo foco está, no momento, totalmente voltado para a final da Libertadores. A cúpula atleticana esperará o próprio calendário estar definido, baseado nos resultados em campo, para resolver o que fazer.
Botafogo
O Botafogo é mais um que pode ter a temporada de 2025 bastante impactada pelas mudanças. Caso vença a Libertadores, o time disputará o Mundial de Clubes e, se for até a final, teria a última partida da temporada sendo jogada em 18 de dezembro, o que acarretaria em um período de férias mais curto, com o início antecipado do Campeonato Carioca.
Há ainda uma outra questão. Atual líder da Série A do Brasileirão, o time da Estrela Solitária é o principal favorito a levantar a taça do torneio nacional, o que lhe daria o direito de jogar a próxima edição da Supercopa do Brasil, marcada para 2 de fevereiro. Ou seja, o clube já teria um título para disputar com uma preparação provavelmente aquém do que esperava ter logo do início de uma temporada que será muito longa, inclusive com a possibilidade de disputar o Super Mundial de Clubes entre junho e julho (situação que também pode ocorrer com o Atlético-MG).