Campeonato Chileno quer vender 20% de participação nos direitos de mídia

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Presidente da ANFP, Pablo Milad, em reunião com jogadores do Colo-Colo e Universidad de Chile - Reprodução / Twitter (@ANFPChile)

A Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP) está em busca de um investidor para comprar uma participação de 20% em seu negócio de direitos de mídia. A informação é do portal Bloomberg.

A ANFP é responsável pelas duas principais divisões do futebol chileno: a “Primera División de Chile” e a “Primera B”. A oferta da ANFP abrange direitos de televisão, naming rights, patrocínios e licenciamentos.

Segundo a publicação, o objetivo da ANFP é “desenvolver novas fontes de receita, com ênfase na inovação tecnológica”. Atualmente, o Campeonato Chileno possui 16 clubes na primeira divisão. O líder da temporada atual é o Cobresal.

Investimentos

O futebol sul-americano tem despertado um interesse crescente por parte de investidores estrangeiros. Recentemente, a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) confirmou o fundo de investimentos Mubadala Capital, dos Emirados Árabes Unidos, como interessado em adquirir 20% dos direitos comerciais da futura liga nacional por um período de 50 anos. Já a Liga Forte Futebol (LFF) também informou um negócio semelhante com a Serengeti, que não imporá restrições aos investimentos dos clubes.

No Peru, a Liga 1 vendeu seus direitos de mídia em setembro do ano passado para a agência 1190 Sports, com apoio da 777 Partners, empresa de investimentos sediada em Miami, que, aliás, também é proprietária da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Vasco. Além disso, recentemente, encaminhou uma proposta para adquirir o Everton, da Inglaterra.

Isso indica uma tendência do futebol sul-americano de seguir cada vez mais os passos do futebol europeu. Há pouco tempo, a empresa de consultoria financeira CVC Capital Partners adquiriu participações na Ligue 1, da França, e na LaLiga, da Espanha.

Vale destacar ainda que, na contramão dessa tendência, a Bundesliga recusou, nesta semana, a assinatura de um acordo de € 2 bilhões pela venda de parte dos direitos de mídia do torneio.

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