O Canal do Benja, de Benjamin Back, exibirá os jogos do Paysandu e do Remo pelo Campeonato Paraense 2025, no YouTube. A informação foi divulgada pelo jornalista e apresentador, em vídeo publicado em sua conta no Instagram.
Em entrevista à Máquina do Esporte, Benja, como é popularmente conhecido, informou que o acordo foi oficializado nesta semana. O Canal do Benja irá reproduzir imagens geradas pela TV Cultura do Pará, que detém os direitos de transmissão da competição para a televisão aberta.
A equipe de transmissão contará com o narrador Rodrigo Cascino e comentários dos ex-jogadores Müller, Emerson Sheik e Kléber Gladiador.
“Eu devo participar das transmissões, mas ficando no pré, no pós-jogo e também nos intervalos”, explicou.
A escolha de ex-atletas que brilharam em grandes clubes de São Paulo e do Rio de Janeiro não foi aleatória. “O objetivo é oferecer uma transmissão de alto nível para o campeonato. E também atrair a atenção dos torcedores do Sudeste para os times do Pará”, disse o apresentador.
As transmissões do Campeonato Paraense no Canal do Benja terão início a partir da próxima semana. A Havaianas é a primeira patrocinadora definida. Segundo o apresentador, mais duas marcas já estão com conversas encaminhadas, restando apenas assinar o contrato. Além disso, ele negocia com outras três, que também têm interesse em participar do projeto.
As razões para a escolha do Campeonato Paraense
No vídeo em que anuncia a transmissão do Campeonato Paraense, Benja dá a entender que pretende transmitir outros campeonatos de futebol.
Embora esteja aberto a trabalhar em outras partes do país, sua prioridade, no momento, é avançar rumo ao Norte e ao Nordeste do Brasil. “É incrível a quantidade de pessoas provenientes dessas regiões que encontramos no Sudeste, no Sul e no Centro-Oeste. Então, esta será uma oportunidade para elas verem os times de lá, seja onde estiverem”, afirmou.
Seu foco, porém, não estará apenas nas pessoas com origem nessas regiões. A ideia é alcançar uma plateia nacional, chamando a atenção para outras realidades do futebol brasileiro.
“Já passou da hora de mostrar que temos futebol em outros lugares e que não existem apenas Corinthians, Flamengo, Vasco e assim por diante. O Pará tem um futebol interessante, com grandes clubes, que têm torcidas fanáticas”, disse.
O acesso do Remo à Série B do Brasileirão deste ano foi um fator que pesou para a escolha da competição. Esta será a primeira vez, em 25 anos, que o clube e o arquirrival Paysandu estarão juntos na segunda divisão nacional.
As questões ambientais e de sustentabilidade também serviram de chamariz para o torneio. “Neste ano, a cidade de Belém estará em evidência no planeta, por conta da COP 30. O mundo todo vem debatendo a questão das mudanças climáticas. E o Campeonato Paraense já adota uma série de medidas sustentáveis, que merecem atenção”, afirmou Benja.
Em um post feito no Instagram a fim de parabenizar Belém pelos 409 anos de fundação, o apresentador revelou uma questão de ordem sentimental, que certamente deve ter pesado para a realização do projeto. A capital do Pará é também a terra onde nasceu a mãe de Benja.
Futebol raiz
A escolha do trio de comentaristas, conhecidos por serem adeptos das resenhas e das frases polêmicas, tem a ver com o perfil “povão”, que Benja deseja imprimir às transmissões do torneio.
“Nunca houve no Campeonato Paraense uma transmissão como esta que iremos fazer. Vou me portar como se estivéssemos fazendo a Champions League. Mas será o futebol raiz, do povo, com linguagem simples, direta, irreverente e com muita paixão. Pode ter certeza de que, nas nossas transmissões, ninguém ouvirá coisas como ‘box to box’, ‘flutuação da paralela cheia’ ou ‘último terço do campo’. Não quero ninguém falando como se estivesse fazendo um MBA em Harvard”, disse Benja.
O pacote firmado entre o Canal do Benja e a Federação Paraense de Futebol garante a transmissão de todos os jogos de Paysandu e Remo na competição, com um total de 25 partidas.