Cariocão usa influenciadores para ampliar alcance e gerar novas receitas

O Cariocão Betfair 2022 começará nesta terça-feira (25). Na quarta-feira (26), porém, inicia-se uma aposta nova na transmissão do evento. Além da Record, que mostrará ao vivo o duelo entre Flamengo e Portuguesa, quatro diferentes canais farão a transmissão por streaming do torneio.

Os acordos firmados pela Sportsview, agência parceira da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) na venda dos direitos de transmissão do Cariocão, têm como objetivo rejuvenescer a base de fãs do torneio e elevar a receita com patrocínios das transmissões.

“O mergulho do ser humano no mundo digital só aumenta a cada dia. O celular, há anos, já é a primeira tela. O maior concorrente da renovação das torcidas dos clubes é a infinita e inacreditável oferta de conteúdo digital que nos invade a cada minuto. Assim sendo, é de vital importância buscar as diversas tribos nas mídias que elas consomem”, afirmou Marcelo de Campos Pinto, sócio da Sportsview, à Máquina do Esporte.

A agência fez quatro novos contratos de direitos de mídia para o Cariocão. As 16 partidas que a Record tem os direitos de exibir também serão transmitidas pelos streamers Casimiro e Gaules, pelo canal Ronaldo TV na Twitch, que é do ex-jogador e hoje dono do Cruzeiro, e pelo canal Flow Sport Club.

“O público da TV aberta e da TV fechada não é o mesmo que consome as diversas plataformas digitais com as quais fizemos estas parcerias. Prova disso é que, no ano passado, 50% dos pacotes de pay-per-view foram vendidos através de aplicativos de OTT”, pontuou Campos Pinto.

Segundo o executivo, a monetização dos acordos virá a partir da venda de cotas de patrocínio para essas transmissões. É um modelo similar ao que a Record adota na competição, com parte da receita entregue aos clubes tendo como origem a venda de pacotes de patrocínio à transmissão. Foi esse pacote, aliás, que foi recentemente fechado pela Betfair para dar nome ao torneio e apoiar a transmissão da Record.