CBF Academy cria curso para coordenação metodológica nas categorias de base

Função é relativamente nova no Brasil, mas já está bastante consolidada na Europa

A CBF Academy, unidade educacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), promoverá, a partir de 7 de julho, o curso “Coordenação Metodológica nas Categorias de Base”. De acordo com a instituição, a função é relativamente nova no Brasil, mas tem ganhado força com a preocupação dos clubes em respeitar seus currículos de formação e diretrizes metodológicas. Na Europa, já está bastante consolidada.

Ao todo, serão 20 horas de atividades totalmente on-line, às terças e quintas-feiras, das 20h às 22h. Os alunos terão contato com conteúdo voltado para o desenvolvimento integral de jovens atletas de categorias de base, assim como para a construção das diretrizes metodológicas de clubes de futebol. O curso é direcionado, sobretudo, a treinadores de categorias de base, coordenadores técnicos, gerentes de futebol, supervisores e ex-atletas.   

“O coordenador metodológico é o guardião de um importante instrumento no processo da formação, que é exatamente o currículo de formação, do modelo de jogar preconizado pelo clube, de acordo com sua cultura, identidade e filosofia. A tendência é que o cargo seja mais duradouro nos clubes brasileiros por ser um profissional estratégico”, afirmou Próspero Paoli, professor da CBF Academy e um dos coordenadores do novo curso.

Segundo a instituição, a coordenação metodológica “direciona o processo de formação e de identidade dos clubes para a formação dos atletas, desde uma perspectiva individual até o jogo coletivo”. No dia a dia, o profissional é responsável pela estruturação do treino e atua também como orientador da comissão técnica e principalmente do treinador. O trabalho ainda deve integrar as diversas categorias existentes na base por meio de acompanhamento e de um processo verticalizado.

A metodologia impacta no aspecto do modelo de jogo e nos treinos, assim como na captação de atletas, envolvendo ainda outros setores do clube, como análise de desempenho e análise de mercado.

Vale lembrar que, atualmente, a CBF Academy possui um portfólio de 55 cursos, que estão divididos em escola Técnica (formação de técnicos por meio das Licenças PRO, A, B e C; análise de desempenho; preparação física e de goleiros; direito esportivo; entre outros), e de Gestão & Negócios (como Gestão de Futebol, Executivos de Futebol e Intermediários de Futebol).

Chancelados pela CBF de 2009 a 2015, os cursos passaram a ser realizados pela CBF Academy a partir da sua criação, em 2016. Desde então, mais de 10 mil alunos já foram formados e certificados.