Pular para o conteúdo

CBF e Nike divulgam novas camisas da seleção brasileira feminina

Uniformes estrearão em um amistoso contra o Japão, marcado para o dia 30 de maio

CBF e Nike divulgaram as novas camisas da seleção brasileira feminina - Divulgação

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta terça-feira (13), em parceria com a Nike, a nova coleção de uniformes da seleção brasileira feminina. O lançamento inclui camisas titular e reserva totalmente remodeladas.

As novas peças estrearão no dia 30 de maio, quando o Brasil enfrentará o Japão em um amistoso. É a terceira vez que Nike e CBF lançam uma coleção desenvolvida apenas para a seleção feminina.

A equipe utilizava os mesmos uniformes da seleção masculina até 2019, quando houve o lançamento da coleção “Mulheres Guerreiras do Brasil”. Depois, foi lançada a linha “Mãe Natureza”, em 2023. Para este ano, o mote é “Força Beleza”.

O uniforme principal, chamado de “Domínio Brasileiro”, tem as tradicionais cores amarela, verde e azul, com a primeira em um tom mais saturado. A camisa traz uma gola verde, com detalhes em azul. Na parte interna, há um losango com a inscrição “Força Beleza”.

A camisa reserva, intitulada “Beleza Ousada”, mistura tons mais claros e escuros de azul. A peça conta com uma estampa aplicada com padrão em grade de losangos, que inclui padrões geométricos e formas orgânicas, como rosetas de onças e silhuetas de plantas tropicais, entre outros.

Além das camisas, o lançamento também inclui uma linha de produtos com inspiração na cultura brasileira. A nova coleção da seleção brasileira feminina estará disponível a partir do início de junho, nas lojas da Nike, físicas e on-line, além de lojas multimarcas selecionadas. 

Tecnologia

Os uniformes foram desenvolvidos com o tecido Dri-fit ADV, que possui uma tecnologia que visa a afastar o suor da pele para acelerar a evaporação e ajudar no conforto das atletas.

Os designers da Nike utilizaram tecnologias de mapeamento corporal, dados em 4D e ferramentas digitais, com o objetivo de oferecer reforço preciso, mobilidade, respirabilidade e ventilação.

Durante a criação dos uniformes, a marca utilizou mapas sobrepostos com dados detalhados específicos para atletas mulheres, guiando a aplicação de texturas em malha e relevo em todo o uniforme para entregar atributos de desempenho como elasticidade ou compressão exatamente onde são mais necessários.

O processo levou ao desenvolvimento de um novo painel lateral, por exemplo, que foi idealizado para proporcionar maior elasticidade, ventilação e liberdade de movimento.

As peças também contam com modificações pensadas na sustentabilidade. O Swoosh (logomarca da Nike) e os acabamentos são feitos inteiramente com Nike Grind, uma coleção de materiais reciclados composta por sobras da fabricação, calçados pós-consumo reciclados e calçados sem possibilidade de venda.

Os designers também aumentaram a eficiência do uso de tecido para 85% e utilizaram tecnologia de criação para reduzir o desperdício de material na produção dos uniformes.