CBF fará levantamento sobre diversidade no futebol brasileiro

CBF fará levantamento sobre diversidade no futebol brasileiro

Marcelo Carvalho e Ednaldo Rodrigues durante Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol, em 2022 - Lucas Figueiredo / CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta segunda-feira (31), que realizará um levantamento sobre a diversidade no futebol brasileiro. A ação será em parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol e com a Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil. 

Para isso, a entidade disponibilizará um formulário on-line, com quatro blocos de perguntas, para atletas, treinadores, árbitros e outros profissionais da modalidade. Com tempo médio de resposta estimado em cinco minutos, o formulário abordará questões sobre diversidade racial, religiosa, de orientação sexual e origem, bem como o impacto da discriminação na carreira e na vida dos participantes.

Os participantes fazem parte das Séries A e B, masculina e feminina, do Campeonato Brasileiro 2023. Os clubes integrantes receberão um ofício e uma carta-convite da CBF com o link para o preenchimento do questionário. A participação, contudo, é voluntária e anônima. A divulgação dos resultados da pesquisa está prevista para o final de agosto.

“Tenho plena certeza de que este levantamento será um instrumento importante para o combate ao racismo no Brasil e será um exemplo para o mundo”, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. 

“São anos trabalhando com o objetivo de conscientizar segmentos da sociedade e subsidiar políticas públicas e privadas de combate ao racismo no esporte. Por isso, esse projeto é tão importante para trazer mais dados e informações na luta contra diferentes formas de discriminação na modalidade e para impulsionar mais ações”, enfatizou Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

Sair da versão mobile