CBF lança CBF Transforma, programa de investimento no fomento ao futebol

Reunião entre Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e os mandatários das federações estaduais - Joilson Marconne / CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou o programa CBF Transforma, que financiará projetos para o desenvolvimento do futebol brasileiro em parceria com as federações estaduais e os clubes. A iniciativa foi apresentada pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, em uma reunião com os mandatários das federações estaduais realizada nesta terça-feira (28), na sede da CBF, no Rio de Janeiro (RJ).

O CBF Transforma segue o exemplo de iniciativas semelhantes lançadas pela Fifa (Fifa Forward) e pela Conmebol (Conmebol Evolução). O programa investirá R$ 200 milhões nos próximos três anos. Parte desse valor foi obtido com a venda de duas aeronaves da entidade, negociadas pela atual gestão.

“Tenho a honra de anunciar o lançamento do CBF Transforma, o Programa de Desenvolvimento do Futebol Brasileiro, que chega para possibilitar investimentos em projetos estratégicos em todo o território brasileiro, em estreita parceria com as federações filiadas e em benefício de todo o ecossistema do futebol”, afirmou Ednaldo.

Pilares

Segundo a CBF, o programa tem a missão de promover o crescimento sustentável do futebol em quatro áreas:

1) Transforma o Jogo: investimentos em competições, formação de atletas, treinadores e árbitros, e proteção da integridade do esporte;

2) Transforma o Espetáculo: melhoria da infraestrutura dos estádios;

3) Transforma a Organização: incentivos para capacitação de pessoal e evolução das práticas de gestão;

4) Transforma a Sociedade: projetos de incentivo ao futebol amador, iniciativas de impacto socioeducacional e relacionadas à proteção dos direitos humanos.

“Queremos estimular uma cultura de cooperação e corresponsabilidade entre CBF e rede de filiados, de forma a potencializar o impacto do jogo em toda a sociedade. A marca do desenvolvimento do futebol brasileiro passa a carregar o nome do CBF Transforma”, disse Ednaldo.

Feminino

Uma das áreas que receberá investimentos do CBF Transforma é o futebol feminino. Ao longo das próximas três temporadas, serão investidos mais de R$ 5,5 milhões na criação de 54 novos torneios femininos de base. O objetivo inicial é financiar pelo menos duas competições por estado.

“Esse programa trabalha com a massificação e a inclusão. Faremos de tudo para colocar cada vez mais meninas jogando futebol”, enfatizou o mandatário da CBF.

Desde 2022, a entidade tem feito uma coleta de dados com o objetivo de obter um diagnóstico do estágio de desenvolvimento do futebol nos diferentes estados do país. Com essas informações, ficou evidente a falta de competições regionais femininas para as categorias de base.

Vale lembrar que, em julho, a CBF já havia assinado o contrato de objetivos acordados do programa Fifa Forward 3.0, estabelecendo como meta a implementação de novos torneios de base nos estados ao longo de três temporadas, com ênfase nas categorias Sub-15 e Sub-17.

Sair da versão mobile