CBF lidera aumento de seguidores em redes sociais de confederações após ano olímpico

Quase um ano após o início da Olimpíada de Tóquio e dois anos após o último estudo realizado pelo Ibope Repucom, a CBF manteve a liderança e também foi a confederação nacional que mais atraiu novos seguidores. A entidade que comanda o futebol brasileiro conquistou 4,7 milhões de fãs em suas redes socais nesses dois anos.

A CBF é seguida por Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), com 655 mil; Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), com 411 mil; Confederação Brasileira de Skate (CBSk), com 156 mil; e Confederação Brasileira de Basquete (CBB), com 88 mil.

“A CBF segue com seu protagonismo entre as confederações esportivas no país”, analisa Arthur Bernardo Neto, diretor do Ibope Repucom.

“Outras confederações como as de ginástica e skate ganham visibilidade nas redes sociais sobretudo depois da repercussão de suas performances nos Jogos Olímpicos em Tóquio, destacando positivamente o potencial midiático de outras modalidades, não só o futebol”, completa.

Juntas, elas representam 88% do total de novas inscrições entre as confederações brasileiras nos últimos dois anos.

TikTok

Quanto às plataformas, o TikTok foi a que registrou o maior crescimento. A adesão à plataforma pelas confederações mais que dobrou. Em 2020, apenas cinco confederações contavam com um perfil oficial no TikTok. Hoje são 11 entidades.

Foram registradas 450 mil novas inscrições nesta rede social durante o período. Os destaques foram a CBG, que criou seu perfil oficial após o último ranking de 2020 e já registra o maior número de seguidores entre as confederações, com 236 mil inscrições.

Já a CBV, que em 2020 somava apenas 16 mil seguidores na plataforma, agora possui 163 mil, ampliando em dez vezes o volume de fãs em seu perfil no TikTok.

Futebol lidera

A CBF mais uma vez lidera o ranking geral ao concentrar quase 5 milhões de novas inscrições nos últimos dois anos (78% do total entre todas as confederações).

A plataforma com maior participação no crescimento da CBF no período foi o Instagram, que concentrou 76% do total ao somar 3,6 milhões de novas inscrições, seguida pelo Twitter com 603 mil novos inscritos.

Importante ressaltar que a CBF deixou de contar com seu perfil oficial no TikTok por consequência do patrocínio com o Kwai, plataforma concorrente do TikTok, onde ela soma 3,3 milhões de inscritos em seu perfil oficial.

Vôlei e ginástica

A CBV permanece no segundo lugar. Durante os dois últimos anos 60% de seus novos inscritos vieram do Instagram (406 mil). A entidade foi a segunda que mais cresceu em três das cinco plataformas consideradas no estudo (Facebook, Twitter e Instagram).

“O estudo mostra que existe um enorme espaço de crescimento no engajamento dos fãs brasileiros com seus esportes favoritos. As mídias sociais permitem o exercício contínuo da paixão do esporte, e as confederações devem usar suas plataformas digitais para descobrirem e explorarem maneiras de segmentação e adequação de seus conteúdos com seus públicos de interesse”, acredita Arthur.

Já a CBG, além de ganhar cinco posições no ranking, também faz sua estreia no pódio, ocupando o terceiro lugar entre as confederações que mais cresceram.

A confederação de ginástica soma 411 mil novas inscrições no acumulado das suas redes oficiais. A conquista inédita da medalha de ouro por Rebeca Andrade nos Jogos Olímpicos de Tóquio e a criação do perfil da entidade no TikTok contribuíram para o crescimento de 200% da confederação no ranking digital. O esporte também está entre os dez mais amados pelos brasileiros segundo o Sponsorlink.

Tóquio turbina skate

O skate foi outro case de sucesso estimulado pelo bom desempenho em Tóquio 2020. A CBSk registrou o quarto maior crescimento no período. A entidade vem ganhando posições desde o início do estudo em 2017 e subiu duas posições. O destaque foi o Instagram, responsável por 69% dos novos seguidores da CBSk.

Em sua estreia olímpica, o skate brasileiro conquistou três medalhas de prata, conquistando maior exposição na mídia e muito engajamento de dos fãs. No Brasil, a modalidade está entre as 15 mais praticadas e seu maior público se concentra entre 18 a 29 anos.

O basquete, por sua vez, fecha o Top 5 de crescimento, tendo 42% dos novos inscritos vindos do Instagram. Nessa rede social, a entidade registrou aumento de 53% no volume de inscrições. A CBB foi uma das confederações que aderiram ao TikTok durante esse período e já conta com 24 mil inscritos na plataforma, o que representa 27% de todo o crescimento da entidade.

Atletismo em alta

A CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), com a saída da Confederação Brasileira de Jiu-jitsu entre as entidades reconhecidas pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), ganhou uma posição e passou a ocupar o terceiro lugar entre as maiores confederações no volume total de inscrições, somando mais de 640 mil.

A CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) se destacou em crescimento: 79 mil novas inscrições, 29% vindas do Instagram.

No YouTube, a CBFS registrou incremento de 138% ao contabilizar 27 mil novos seguidores. Foi a segunda entidade que mais cresceu nessa plataforma, atrás apenas da CBF.

Além disso, a Confederação se manteve no Top 5 em volume de inscrições na somatória total de suas redes oficiais no ranking digital das confederações.

A CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa), por sua vez, cresceu mais de 100% em relação a 2020, mais que dobrando seu volume de inscritos em três das cinco plataformas e acumulando 50,7 mil novos seguidores na somatória total de suas redes oficiais.

A CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar) subiu seis posições na classificação e registrou 55 mil novas inscrições, representando um crescimento de 98%.

“Todas as modalidades possuem seu diferencial, e as plataformas sociais são ferramentas fundamentais para a construção e manutenção de engajamento voltado a benefícios para os fãs e resultados para patrocinadores”, comenta Arthur.

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