A Claro, patrocinadora da Copa do Mundo do Catar 2022 para a América do Sul, iniciou ativações no marco de 100 dias para a Copa do Mundo, comemorados na última sexta-feira (12). Haverá ações out of home, promoção a clientes, festas para os torcedores e uso de embaixadores da marca para destacar a competição.
“Para a gente, essa Copa no final do ano vai ser interessante porque estaremos no verão no Brasil, e nosso logotipo é um sol brilhando”, afirmou Ane Lopes, diretora de marketing e comunicação da Claro, em entrevista à Máquina do Esporte.
O conceito da campanha no Brasil, criado pela agência Talent Marcel, tem o lema “Tá na Claro, tá na Copa”.
“A estratégia de ativação é de cada país da América do Sul, mas a gente está trocando bastante figurinha”, disse a executiva, utilizando um termo muito comum em ano de Copa do Mundo.
Promoção
Para estimular a compra e o upgrade de produtos durante o período da Copa, a Claro também lançará uma promoção, nesta semana, que levará clientes para assistir aos jogos da Copa do Mundo durante todas as fases do Mundial da Fifa.
Com estratégia e execução da agência DM9, a promoção dará a clientes a oportunidade de assistir aos jogos da seleção brasileira na fase de grupos. A partir daí, a empresa torce pela evolução do Brasil no Mundial para que possa premiar mais consumidores com as partidas do time comandado pelo técnico Tite até a final.
“Vamos levar 11 clientes com acompanhantes ao Catar. O cliente se inscreve na promoção e tem direito a cupons. Há uma mecânica: se mudou de pacote, passou a fatura para o digital, débito automático na conta, entre outras iniciativas, tem direito a mais cupons. E quem não for cliente Claro e se associar, também terá direito a cupons”
Ane Lopes, diretora de marketing e comunicação da Claro
Quem for viajar para assistir à semifinal da Copa, será recebido pela jornalista Fernanda Gentil, nova embaixadora da marca, que já conta com a cantora Anitta, o apresentador Tiago Leifert e o ator Paulo Vieira.
“Os clientes premiados terão encontro com a Fernanda Gentil para torcerem juntos, quem sabe, pelo Brasil”, afirmou Ane.
Além das viagens ao Catar, a operadora de TV a cabo também premiará os consumidores com smartphones, gadgets e outros prêmios.
Out of home
Outra iniciativa da marca será envelopar o mobiliário urbano como se fosse uma arquibancada de estádio de futebol. A ação, que tem início nesta segunda-feira (15) em São Paulo e no Rio de Janeiro, será feita em pontos de ônibus e bares, entre outros locais.
“É o que estamos chamando de ArquibanClaro. Será uma ação para fazer as pessoas se sentirem inseridas na campanha e conectadas à Copa. Essa ação já começou. Nossa loja no Morumbi já foi envelopada”, contou a executiva.
Festa para a torcida
A Claro também promoverá festas para os torcedores em diversos pontos do Brasil, com transmissão de jogos da seleção brasileira. A dinâmica da ação, chamada pela empresa de “public views”, ainda está sendo finalizada.
“Daqui a pouco vamos anunciar as festas que vão acontecer para as pessoas se encontrarem para torcer juntas. Estamos fechando a lista das atividades. Haverá telão, programação de shows e muita comemoração. Ainda estamos fechando as cidades e os locais”, finalizou a executiva.