Com a temporada encerrada e o varejo aquecido por conta das festas de Natal e Ano-Novo, muitos clubes brasileiros aproveitaram este último mês de 2023 para lançar camisas comemorativas e/ou modelos oficiais para a temporada de 2024. Além disso, algumas equipes ainda entraram no clima do Réveillon e criaram produtos especiais para a virada do ano.
Foi o caso de CRB, Flamengo, Goiás e Lagarto-SE. O time de Alagoas, por exemplo, lançou versões masculina e feminina de camisetas brancas com o escudo em dourado. Também neste mês de dezembro, o CRB divulgou a sua quarta camisa da temporada 2023, escolhida pela torcida do clube por meio de uma votação on-line.
Já a versão de Réveillon da camisa do Flamengo foi produzida e distribuída em parceria com o Mercado Livre, que vende o produto de forma exclusiva. Além disso, o time rubro-negro também aproveitou o final do ano para lançar produtos de vestuário no estilo dos esportes americanos, mais especificamente basquete e futebol americano. Os preços superam R$ 1 mil por peça.
Goiás e Lagarto-SE também lançaram produtos específicos para a virada do ano. O modelo do clube goiano é todo na cor branca, incluindo o escudo do time, e está à venda na loja oficial da equipe por R$ 229,90. Já a versão do Lagarto-SE foi produzida em branco e dourado, e custa R$ 107.
Camisas comemorativas
Nos últimos dias, Grêmio, Fluminense e Fortaleza lançaram camisas comemorativas. Os dois primeiros, que têm a Umbro como parceira para o fornecimento de material esportivo, apresentaram produtos em homenagem às suas torcidas. No caso da equipe gaúcha, alguns cantos ganharam espaço no design do produto.
Já o Fortaleza apresentou um de seus uniformes para a temporada 2024 em alusão aos 50 anos da Arena Castelão. A camisa é predominantemente branca e conta com detalhes na gola e nas mangas em azul e vermelho, além de desenhos em relevo sobre toda a peça que remetem à história do estádio.
Temporada 2024
Rival do Fortaleza, o Ceará também apresentou seus uniformes para a próxima temporada neste fim de ano. Assinada pela Volt Sport, a segunda camisa do clube, anunciada mais recentemente, custa R$ 319,90 na versão masculina e R$ 289,90 na feminina.
Por fim, o São Paulo anunciou que disputará a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024 com uniformes produzidos pela marca própria do clube, a SAO. A iniciativa foi oficializada por meio das redes sociais do presidente do Tricolor Paulista, Julio Casares, e será necessária pelo fato de que a New Balance deve apresentar a nova camisa do clube apenas depois do início da competição.
A informação já havia sido dada pelo diretor de marca da New Balance no Brasil, Leandro Moraes, que participou do podcast Maquinistas, da Máquina do Esporte, nesta terça-feira (19). A entrevista, comandada por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, pode ser assistida na íntegra no canal da Máquina do Esporte no YouTube.