Clubes da Libra questionam XP/LCP pelo uso dos escudos na comunicação sobre fundo de investimentos

São Paulo e Flamengo, que integram a Libra, se enfrentam pela final da Copa do Brasil - Rubens Chiri / São Paulo

Os clubes que integram a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) divulgaram uma nota oficial em que questionam a XP Asset e a Life Capital Partners (LCP) pelo uso de seus escudos em um comunicado sobre o Fundo de Investimentos Sports Media Advisory, lançado pelas duas empresas. XP/LCP lançaram o fundo ao público para investimento nos clubes que integram a Liga Forte Futebol (LFF) e o grupo independente das Sociedades Anônimas do Futebol (SAF).

Segundo a Máquina do Esporte apurou, a Libra já questionou a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre o uso dos emblemas dos times que a integram na comunicação oficial das empresas, sem autorização.

Fazem parte da Libra 17 clubes que integram as Séries A e B do Brasileirão: ABC, Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória.

“É nosso dever, em respeito aos milhões de torcedores brasileiros, expor: os clubes da Libra não fazem parte deste fundo; não terão qualquer benefício derivado deste produto anunciado pelas gestoras financeiras; as receitas geradas pelos clubes da Libra, em qualquer circunstância, não fazem, nem farão parte deste produto”, afirmou a Libra, em um comunicado divulgado nas redes sociais e nos sites oficiais dos clubes que a integram.

Procurada, a XP ainda não se pronunciou.

Proposta

O fundo foi lançado por XP/LCP com o objetivo de captar R$ 800 milhões no mercado para a compra de direitos comerciais do bloco de times que integra a LFF e o grupo independente de Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs), que negociaram esses direitos com a LCP e a investidora norte-americana Serengeti Asset Management.

Integram o grupo das SAFs: Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco. Fazem parte da LFF: América-MG, Athletico-PR, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Vasco, Atlético-GO, Avaí, Ceará, Chapecoense, CRB, Criciúma, Juventude, Londrina, Sport, Tombense e Vila Nova.

No material de divulgação, até o grupo das SAFs está inserido entre os clubes que integram a LFF, o que não condiz com a realidade. Apesar de terem os mesmos investidores, os times geridos por SAF se mantêm como independentes na disputa entre Libra e LFF.

Nota oficial

Leia abaixo a íntegra da nota oficial dos clubes da Libra:

“A XP Asset e a LCP, recentemente, apresentaram ao mercado o Fundo de Investimentos Sports Media Advisory.

É nosso dever, em respeito aos milhões de torcedores brasileiros, expor:

– Os clubes da Libra não fazem parte deste fundo;

– Não terão qualquer benefício derivado deste produto anunciado pelas gestoras financeiras;

– As receitas geradas pelos clubes da Libra, em qualquer circunstância, não fazem, nem farão parte deste produto.

Este comunicado é endossado pelos 17 clubes da Libra.”

Sair da versão mobile