Dirigentes e representantes dos 12 clubes que integram a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) reuniram-se em São Paulo (SP), na última sexta-feira (9), para debater ofertas por direitos internacionais de transmissão e de apostas. No comunicado enviado à imprensa, o grupo afirmou que analisa propostas que chegaram nos últimos meses, mas não detalhou possíveis valores nem quem seriam os eventuais interessados nessas propriedades.
“Estamos avançando de maneira constante e sólida, sempre no sentido de conseguir as melhores condições possíveis para nossos clubes e parceiros. Criamos a Libra com o propósito de fortalecer o futebol brasileiro e suas equipes de maneira coletiva, e seguiremos firmes neste objetivo”, afirmou a presidente do Palmeiras, Leila Pereira.
Em março deste ano, os clubes da Libra fecharam acordo de exclusividade com o Grupo Globo para os direitos de transmissão nacionais em TV aberta, fechada, streaming e pay-per-view, em contrato válido de 2025 e 2029 e que prevê o pagamento de mais de R$ 6 bilhões aos times da entidade, valor que começou a ser adiantado já neste ano.
Por não concordar com a quantia oferecida (que representava uma redução, em comparação ao que vinha recebendo da Globo), o Corinthians, clube de segunda maior torcida do país, resolveu deixar a o grupo, do qual era um dos fundadores, e se juntar à Liga Forte União (LFU), que ainda negocia a venda conjunta de seus direitos nacionais de transmissão, diferentemente da Libra, que já fechou negócio com a emissora.
“Esta parceria com a principal emissora do país traz previsibilidade orçamentária e também de exposição pelos próximos cinco anos. Além disso, nos dá tranquilidade para ir atrás de novas fontes de receita e negócios estratégicos para os clubes da Libra, que foi o que tratamos nesta reunião”, explicou Alberto Guerra, presidente do Grêmio.
O encontro na capital paulista contou com as presenças de representantes do Brusque, Flamengo, Grêmio, Guarani, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vitória. Já Atlético-MG, Bahia e Paysandu participaram da reunião de maneira virtual.