O Dia da Consciência Negra foi celebrado na quarta-feira (20) e, durante a semana, diversos clubes brasileiros aproveitaram o momento para lançar camisas em homenagem à data.
Botafogo-SP, Vitória e Santa Cruz, todos patrocinados pela Volt Sport, e Sport Recife, com marca própria, lançaram modelos na cor preta, com referências à cultura africana e patchs acompanhados de frases de apoio.
Botafogo-SP
O Botafogo-SP, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, lançou em parceria com a Volt Sport uma peça nas cores preta e cinza, com detalhes vermelhos nas mangas e golas.
O modelo em homenagem ao Dia da Consciência Negra traz o escudo do clube na cor vermelha, em 3D, e conta com a presença de um patch na região das costas com a palavra “resistência” em destaque.
“O futebol tem um papel fundamental na promoção da igualdade e na luta contra o racismo. Acreditamos que iniciativas como essa são essenciais para reforçar esse compromisso”, afirmou Laura Louzada, gerente de marketing do Botafogo-SP.
“Com esta campanha, seguimos trazendo a importância da discussão sobre a questão racial no futebol brasileiro e buscamos contribuir para que o esporte e a sociedade se tornem mais inclusivos e igualitários”, seguiu.
Vitória
Também em parceria com a Volt Sport, o Vitória, que disputa o Brasileirão, também lançou uma peça preta, com destaque para a imagem do Pelourinho. O patrimônio histórico de Salvador, capital da Bahia, aparece na parte frontal da camisa.
Além disso, a peça traz detalhes que fazem alusão à cultura africana em listras verticais na parte frontal e nas mangas. O modelo, com escudo também na cor preta, conta com um selo na região das costas com a frase “Orgulho Rubro Negro”.
“Nossa missão tem sido integrar a tradição dos uniformes com iniciativas de impacto social. Acredito que as camisas de futebol têm um poder significativo de engajamento. É muito gratificante poder usar essa visibilidade para levantar discussões sobre questões relevantes”, comentou Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport.
Santa Cruz
O Santa Cruz, também com a Volt Sport, apostou em referências ao combate à discriminação racial no modelo lançado em homenagem ao Dia da Consciência Negra.
O tom preto da camisa é preenchido por gravuras tipicamente africanas, que aparecem na parte frontal da camisa. Além disso, as listras em cinza nas mangas do uniforme apresentam mais detalhes que fazem alusão à cultura.
Há ainda um patch na parte inferior com os dizeres “Igualdade-Identidade-Respeito”, além do símbolo de punho cruzado, típico na luta antirracista.
Sport Recife
O Sport Recife, em parceria com a marca PST (“Pelo Sport Tudo”), própria do clube, lançou a camisa em homenagem ao Dia da Consciência Negra com o lema “Preto é cor de Luta”.
O objetivo do clube da Série B foi simbolizar a resistência e homenagear Zumbi dos Palmares, líder quilombola que lutou pela libertação do povo negro contra o sistema escravista no Brasil.