Um movimento iniciado num grupo de WhatsApp no final da noite de quinta-feira (29), horas depois da morte de Pelé, se transformou numa homenagem ao Rei do Futebol feita pelos principais clubes do país nesta sexta-feira (30).
Por meio de suas contas no Instagram, diversos clubes produziram uma foto da camisa 10 de seus clubes com as expressões #PeléEterno e #PeléDeTodos. Elas começaram a ser postadas por volta das 10h da manhã e foram se estendendo ao longo do dia.
A manifestação nas redes sociais foi a forma encontrada por executivos de marketing dos clubes para tentar homenagear o Rei do Futebol. Como os times estão em pré-temporada, não há jogos para poder render homenagens a Pelé.
A ideia de fazer a postagem surgiu num grupo de WhatsApp que reúne alguns dos principais executivos do mercado de marketing esportivo do Brasil, entre eles Erich Beting, fundador da Máquina do Esporte. A partir dela, diversos profissionais abraçaram a proposta, e a homenagem ganhou corpo.
Confira abaixo algumas das postagens feitas ao longo desta sexta-feira por alguns dos clubes que disputam as principais divisões do futebol brasileiro. As postagens serão atualizadas à medida que novos clubes forem aderindo à homenagem.
As homenagens dos clubes
Conmebol terá homenagem em torneios
Principal entidade do futebol sul-americano, a Conmebol determinou que, nas Copas Libertadores e Sul-Americana, será respeitado um minuto de silêncio a Pelé antes de todas as partidas até a fase de oitavas de final. Além disso, durante uma semana foi decretado luto oficial no futebol do continente.
Na Europa, em que os campeonatos estão rolando, a LaLiga, da Espanha, exigiu que seja respeitado um minuto de silêncio antes dos jogos. Na Inglaterra, a Premier League determinou que os atletas e torcedores façam um minuto de aplausos para lembrar de Pelé.