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Com Cassino e Libertadores, Fortaleza mira arrecadação recorde em 2025

Após apresentação do novo patrocínio máster, Leão do Pici prevê faturamento de R$ 372 milhões na temporada

José Victor Valadares (Ana Gaming), Marcelo Paz (Fortaleza) e André Viana (Cassino) na apresentação do novo patrocíniio - Mateus Lotif / Fortaleza

José Victor Valadares (Ana Gaming), Marcelo Paz (Fortaleza) e André Viana (Cassino) na apresentação do novo patrocínio - Mateus Lotif / Fortaleza

O Fortaleza espera atingir uma arrecadação de R$ 372 milhões em 2025, o que representaria um recorde na história do clube. O número foi divulgado por Marcelo Paz, CEO da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Fortaleza, durante a coletiva de imprensa em que foi apresentada a Cassino como nova patrocinadora máster da equipe.

O dirigente também satisfez a curiosidade sobre os números do novo patrocínio logo no início da coletiva, sem nem ter sido questionado ainda sobre o tema.

“Eu vou satisfazer a curiosidade de vocês aqui, dentro da transparência, né? Saíram números. Quem quer saber? Vamos falar. O valor do patrocínio é de R$ 30 milhões por ano, sendo R$ 27 [milhões] fixo e R$ 3 [milhões] em performance”, afirmou Paz.

“Essa variável depende muito de que o nosso torcedor acesse, participe, faça parte e consuma. Com isso, vem mais recurso para o Fortaleza”, acrescentou.

O acordo com a Cassino, que substitui a Novibet na camisa do time, representa um aumento de 66,6% com essa propriedade na camisa. A antiga parceira desembolsou R$ 18 milhões em 2024, no que era, à época, o maior contrato da história do Fortaleza.

Patrocínios

Neste ano, a Cassino também representará mais de 70% do que o Fortaleza projeta arrecadar com seus patrocinadores (até R$ 42 milhões).

“Temos uma meta dentro do nosso planejamento orçamentário, de conseguir um valor superior a R$$ 40 milhões só no uniforme”, disse Rafael Ximenes, diretor comercial do Fortaleza.  

O número representa um aumento significativo em relação a 2024, quando o clube ganhou pouco mais de R$ 32 milhões.

A classificação direta à fase de grupos da Libertadores, obtida com a quarta posição no Campeonato Brasileiro, é um dos trunfos do marketing do Fortaleza para isso.

A visibilidade do torneio continental, exibido em TV aberta e fechada, se tornou um fator de atração para novos parceiros. O sorteio das chaves da Libertadores será em março.

“O futebol é uma das publicidades mais baratas que existem, considerando aquilo que a empresa investe, com o que consegue ganhar de retorno imediato de engajamento de torcida”, analisou Ximenes.

Além da Cassino, o uniforme do Fortaleza conta, atualmente, com os patrocínios de Banco Inter (esterno); Unimed (barra traseira); F3 (número); Tecla T e Matrix Fitness (calção frontal); e SP Combustíveis (calção traseiro). Há ainda disponíveis as costas e as mangas.

“Estamos em negociações avançadas para barra frontal e omoplata [na verdade, clavícula]. Teremos novidades em breve”, prometeu Ximenes.

Ativação

Patrocinadora principal do Fortaleza, a Ana Gaming, dona da Cassino, decidiu fazer o primeiro investimento esportivo da marca no clube neste ano. Para José Victor Valadares, diretor-executivo de novos negócios da Ana Gaming, que também detém as marcas 7K e Vera, três fatores levaram à escolha do Fortaleza.

“Primeiro, é uma gestão muito séria, e o que o Fortaleza vem fazendo está reverberando no país inteiro. O segundo ponto é o desenvolvimento esportivo. Hoje, o Fortaleza vive o melhor momento da sua história, sendo finalista de campeonatos internacionais e indo para a Libertadores”, destacou Valadares.

“O terceiro ponto é uma torcida muito grande e apaixonada. Nos últimos anos, o clube colocou mais de 1 milhão de torcedores no estádio por ano. Isso tem um peso muito relevante”, completou.

A empresa terá chance de conquistar engajamento com a torcida no próximo sábado (8), quando o Fortaleza terá o clássico contra o Ceará, na Arena Castelão, pelo Campeonato Cearense.

“Nossa equipe de marketing já está trabalhando nisso. Vamos soltar nos próximos dias. Estamos vendo qual é a melhor estratégia para fazer essa ativação. Não queremos perder o fator surpresa”, ressaltou André Viana, CEO da Cassino.

*O jornalista viajou a Fortaleza (CE) a convite da Cassino