O Fortaleza espera atingir uma arrecadação de R$ 372 milhões em 2025, o que representaria um recorde na história do clube. O número foi divulgado por Marcelo Paz, CEO da SAF do Fortaleza, durante coletiva de imprensa em que foi apresentada a Cassino como nova patrocinadora máster da equipe.
O dirigente também satisfez a curiosidade sobre os números do novo patrocínio logo no início da coletiva, sem nem ter sido questionado ainda sobre o tema.
“Eu vou satisfazer a curiosidade de vocês aqui, dentro da transparência, né? Saíram números. Quem quer saber? Vamos falar. O valor do patrocínio é de R$ 30 milhões por ano, sendo R$ 27 [milhões] fixo e R$ 3 [milhões] em performance”, afirmou Paz.
“Essa variável depende muito de que o nosso torcedor acesse, participe, faça parte e consuma. Com isso, vem mais recurso para o Fortaleza”, acrescentou.
O acordo com a Cassino, que substitui a Novibet na camisa do time, representa um aumento de 66,6% com essa propriedade na camisa. A antiga parceira desembolsou R$ 18 milhões em 2024, no que era, na época, o maior contrato da história do Fortaleza.
Patrocínios
Neste ano, a Cassino também irá representar mais de 70% do que o Fortaleza projeta arrecadar com seus patrocinadores, até R$ 42 milhões.
“Temos uma meta dentro do nosso planejamento orçamentário, de conseguir um valor superior a R$$ 40 milhões só no uniforme”, afirma Rafael Ximenes, diretor comercial do Fortaleza.
O número representa aumento significativo em relação a 2024, quando o clube ganhou pouco R$ 32 milhões.
A classificação direta à fase de grupos da Libertadores, obtida com a quarta posição no Campeonato Brasileiro, é um dos trunfos do marketing do Fortaleza para isso.
A visibilidade do torneio continental, exibido em TV aberta e fechada se tornou um fator de atração para novos parceiros. O sorteio das chaves da Libertadores será em março.
“O futebol é uma das publicidades mais baratas que existem, considerando aquilo que a empresa investe, com o que consegue ganhar de retorno imediato de engajamento de torcida”, acredita Ximenes.
Além de Cassino, atualmente, o uniforme do Fortaleza já conta com os patrocínios de Banco Inter (esterno); Unimed (barra costas); F3 (número); Tecla T e Matrix Fitness (calção frontal); e SP Combustíveis (calção traseiro). Há ainda disponíveis o máster costas e as mangas.
“Estamos em negociações avançadas para barra frente e omoplata [clavícula]. Teremos novidades em breve”, promete Ximenes.
Ativação
Patrocinador principal do Fortaleza, a Ana Gaming, dona da Cassino, decidiu fazer seu primeiro investimento esportivo da marca no clube neste ano. Para José Victor Valadares, diretor executivo de novos negócios da Ana Gaming, que também detém as marcas 7K e Vera, três fatores levaram à escolher do Fortaleza.
“Primeiro é uma gestão muito séria e o que o Fortaleza vem fazendo está reverberando no país inteiro. O segundo ponto é o desenvolvimento esportivo. Hoje o Fortaleza vive o melhor momento da sua história, sendo finalista de campeonatos internacionais e indo para a Libertadores”, destaca Valadares.
“O terceiro ponto é uma torcida muito grande e apaixonada. Nos últimos anos, o clube colocou mais de 1 milhão de torcedores no estádio em um ano. Isso tem um peso muito relevante”, completa.
A empresa terá chance de conquistar engajamento com a torcida no próximo sábado (8), quando o Fortaleza terá o clássico contra o Ceará, na Arena Castelão, pelo Campeonato Cearense.
“Nossa equipe de marketing já está trabalhando nisso. Vamos soltar nos próximos dias. Estamos vendo qual é a melhor estratégia para fazer essa ativação. Não queremos perder o fator surpresa”, diz André Viana, CEO da Cassino.
*O jornalista viajou a Fortaleza a convite da Cassino