No ano em que o Grêmio celebrará os 40 anos da conquista do Mundial Interclubes, no Japão, o time gaúcho voltou a ganhar os holofotes internacionais. A chegada do atacante uruguaio Luis Suárez atraiu os holofotes na imprensa e nas redes sociais para a equipe e seus patrocinadores, que há tempos não desfrutavam de tamanha atenção, já que o tricolor gaúcho, até alguns meses atrás, amargava uma indesejável passagem pela Série B do Campeonato Brasileiro.
Com Luis Suárez na Arena, esses momentos indigestos do passado recente parecem ter sido enfim sepultados. O momento agora é de brilhar. O evento presencial de apresentação do novo contratado já deu uma pequena dimensão da força de marketing que o uruguaio possui. Mais de 30 mil torcedores compareceram à Arena para saudar o atacante, nesta quarta-feira (4). E a avalanche não parou por aí.
Redes do Grêmio bombam
Em dias normais, os posts no Instagram oficial do Grêmio costumam alcançar a casa de algumas dezenas de milhares de reações. O anúncio do argentino Franco Cristaldo, novo reforço para esta temporada, bateu pouco mais de 70 mil curtidas.
Com Suárez, porém, tudo se tornou mais superlativo. Com 45 milhões de seguidores no Instagram e uma legião estelar de amigos e ex-colegas de time, lista que inclui nomes como Lionel Messi e Neymar, seus companheiros nos tempos de Barcelona, na década passada, o uruguaio tem feito as redes do clube gaúcho bombarem. O vídeo em que ele anuncia que jogaria pelo Grêmio, compartilhado em seu perfil e no do time, alcançou mais de 1,5 milhão de curtidas.
Essa simples publicação feita pelo jogador ajudou a deixar em evidência, para o mundo todo, marcas como a cooperativa médica Unimed e a fornecedora de material esportivo Umbro, que, segundo o jornal Zero Hora, teria demonstrado interesse em ajudar a bancar os custos com a contratação do atleta. Outra marca que se aproveitou foi o Banrisul, banco de sociedade de economia mista, que tem o governo do Rio Grande do Sul como maior acionista.
Já o carrossel de fotos de Suárez no gramado da Arena do Grêmio, caminhando pelo gramado e acenando para a torcida, já atingiu quase 1,3 milhão de curtidas. Neste caso, a postagem ficou apenas no perfil do jogador. Ela teve, por exemplo, o dobro de reações que a foto dos atletas do Flamengo com a taça da Copa Libertadores 2022, que atingiu pouco mais de 555 mil reações no Instagram, no dia da final contra o Athletico Paranaense.
Os números superiores do novo jogador gremista nas redes se tornam ainda mais chamativos quando lembramos que o Flamengo, dono da maior torcida do Brasil, terminou em sexto lugar no ranking dos clubes mais populares do mundo no Instagram em 2022, com 839 milhões de interações na rede ao longo do ano, de acordo com levantamento do site Desportes & Finanzas. O Grêmio não aparece no Top 10 dessa lista.
Mas, para quem acha descabido comparar uma estrela global como Suárez a um time brasileiro (ainda que o de maior torcida), a análise do desempenho dos dois clubes mostra os posts do Grêmio vencendo de goleada nos últimos dias.
O vídeo com o anúncio do retorno do meio-campista Gerson à Gávea, divulgado nesta semana, teve pouco mais de 81 mil curtidas na conta do Flamengo. Já o post com as primeiras palavras de Suárez vestindo o uniforme do Grêmio alcançou quase 260 mil interações no perfil oficial do clube gaúcho. Isso representa 78 mil reações a mais do que o post da despedida de Andrés D’Alessandro, maior ídolo do arquirrival Internacional nas últimas décadas, feito em abril do ano passado.
Marcas não surfam no tsunami
Fornecedora oficial de material esportivo do Grêmio, a Umbro optou por não alardear a chegada do maior reforço das últimas décadas a um de seus principais clubes no país. Na conta do Instagram da empresa para o público brasileiro, o nome do uruguaio não foi sequer citado. Isso se deve ao fato de ele ser patrocinado pela concorrente Puma.
O Banrisul, patrocinador máster do Grêmio, também não repercutiu em suas redes a chegada do jogador. Uma das razões para isso talvez resida no fato de o banco estadual também ser parceiro do Internacional.
Em um sinal de que as marcas ainda estão demorando a explorar o poder midiático do novo contratado do tricolor gaúcho, mesmo empresas que estão envolvidas nas negociações para garantir o salário de aproximadamente R$ 1,5 milhão do jogador, como a Marquespan e o Arroz Prato Fino, optaram inicialmente por não surfar no tsunami proporcionado pela chegada de Suárez a Porto Alegre (RS).
As duas empresas deverão pagar, cada uma, R$ 300 mil mensais ao Grêmio para, em troca, poderem utilizar a imagem do jogador em suas ações publicitárias. A tendência é de que esse uso passe a ser feito nas próximas semanas.
À espera de novos mecenas
Esperar para usar a imagem de Suárez é uma aposta que pode ser certeira, se o uruguaio tiver uma passagem brilhante pelo Grêmio. Ou que poderá se converter em dor de cabeça, caso ele repita no Brasil o mesmo desempenho apagado que teve em seu país natal, com a camisa do Nacional, no segundo semestre do ano passado.
O Grêmio aguarda a definição de uma casa de apostas, provavelmente a MrJack.bet, que já é patrocinadora do clube e assumiria mais uma cota de R$ 300 mil do salário de Suárez, e também negocia a chegada de um quarto mecenas, de modo a aliviar os custos do clube, que fechou o terceiro trimestre de 2022 com déficit acumulado de R$ 45 milhões.
Para este ano, a projeção é de uma receita bruta de R$ 388 milhões e lucro de R$ 282 mil.