Com destaque para lojas oficiais, Flamengo mira receita de R$ 1,2 bilhão em 2023

Flamengo tem a maior rede de lojas oficiais do mundo entre clubes de futebol - Divulgação

O Flamengo caminha para atingir, pelo terceiro ano seguido, um faturamento bilionário em 2023, mirando a marca de R$ 1,2 bilhão. Com uma estratégia de negócios também  voltada  à expansão de suas atividades para além dos resultados esportivos, o clube se destaca pela rede de lojas oficiais, que atualmente é a maior do mundo entre clubes de futebol.

Com 177 unidades em funcionamento, o clube carioca projeta que, até outubro deste ano, esse número chegará a 180 lojas. Desde a cidade do Rio de Janeiro, passando por 23 estados do Brasil, até pontos internacionais estratégicos, como em Orlando, nos Estados Unidos, as lojas geraram uma receita de mais de R$ 294 milhões em 2022, evidenciando um impacto significativo nos resultados financeiros do clube.

“Normalmente, grandes equipes do mundo têm uma ou duas lojas em sua cidade e mais algumas nos aeroportos. Esse é o modelo do Real Madrid e do Bayern de Munique, por exemplo. Nós estamos chegando a 180”, disse Rodolfo Landim, presidente do Flamengo.

A partir da renegociação do contrato com a Adidas no ano passado, o Flamengo conseguiu expandir a sua linha de vestuário ao acrescentar marcas como Braziline, Reserva e Thug Nine, ao mesmo tempo em que amplia sua rede de lojas. 

“Atualmente, temos cerca de 5 mil produtos. Como todos são licenciados, o Flamengo tem uma cadeia enorme de lojas que vendem, e, no licenciamento, o clube recebe royalties”, explicou Gustavo Oliveira, vice-presidente de marketing do Flamengo.

O clube recebe um valor fixo acordado pela franquia das lojas, além de uma porcentagem sobre a venda dos produtos. Segundo o executivo, as vendas de itens da Adidas, inclusive, têm apresentado crescimento e já atingiram o patamar de 1,6 milhão de peças comercializadas.

“Essa foi uma decisão importante para ampliar o número de produtos licenciados e oferecer mais opções ao torcedor. Em 2018, quase 80% dos produtos oficiais eram vendidos pela Adidas. Hoje, esse número está um pouco acima de 50%”, comentou Gustavo.

O crescimento orgânico nas receitas de marketing tem sido fundamental para os cofres do Flamengo, que deve manter um faturamento bilionário, mesmo sem a premiação da Libertadores, conquistada pelo clube no ano passado. Na temporada atual, o time carioca caiu para o Olimpia, do Paraguai, nas oitavas de final da competição.

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