A Adidas lançou em escala global, nesta quarta-feira (30), a bola oficial da Copa do Mundo do Catar 2022. Batizada de Al Rihla, que significa “A Jornada” em árabe, a bola ainda ganhou apresentações ao público em locais específicos, como Dubai, Tóquio, Xangai, Cidade do México e Nova York. O Brasil, um dos mercados mais importantes para a marca, também foi escolhido.
Por aqui, a festa de lançamento ocorreu na Arena Heliópolis, uma quadra de grama sintética totalmente reformada pela Adidas em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa) no coração de uma das maiores favelas do país, o Heliópolis, em São Paulo. A comunidade tem, atualmente, cerca de 200 mil habitantes e aproximadamente 1 milhão de metros quadrados, o que faz dela a maior do estado e a segunda maior do Brasil e da América Latina.
Até pouco tempo atrás, o local era um campo de várzea, chamado carinhosamente por muitos moradores locais de “terrão” e abrigando mais de 120 times de futebol presentes em Heliópolis. Com a aproximação da Copa do Mundo, a marca alemã decidiu, ao lado da Cufa, abraçar a ideia de reformar toda a estrutura e deixar um legado para a comunidade.
“A campanha da Adidas para a Copa tem dois pilares. O primeiro é o de produto, com a bola mais rápida já produzida pela marca, com tecnologias exclusivas e inéditas que dão a ela uma velocidade nunca vista antes. O segundo é o da inclusão. Queremos fomentar o esporte, trazê-lo para a periferia e mostrar como ele é capaz de transformar a vida das pessoas e de uma comunidade com seus valores”, explicou Daniela Valsani, diretora sênior de marketing da Adidas Brasil.
Chamada por todos no evento de Arena Heliópolis Cufa Adidas, o espaço receberá todas as ativações da Adidas que forem realizadas em São Paulo. Além disso, até a Copa, que será disputada entre novembro e dezembro, a marca fará ações também em diversas cidades do país, incluindo uma “MiniCopa” em cada canto, com campeonatos entre times locais e, depois, entre cidades e estados. Pouco antes do Mundial, a final desse “megatorneio” será disputada justamente no espaço reformado em São Paulo. O time campeão terá a oportunidade de viajar ao Catar para ver de perto o maior espetáculo do futebol mundial.
“Ter uma marca multinacional e um evento mundial como esse lançamento dialogando com a favela, com um desenvolvimento conjunto, é muito importante para a comunidade. A comunidade está feliz, pois normalmente o que sai na imprensa sobre Heliópolis é tragédia, coisas ruins, páginas policiais. A Adidas está ajudando a transformar dificuldade em oportunidade”, celebrou Preto Zezé, presidente nacional da Cufa.
O evento na Arena Heliópolis contou com a participação de diversos ex-atletas patrocinados pela Adidas, como os tetracampeões Dunga e Paulo Sérgio, o pentacampeão Lúcio, e ainda Adriano Imperador e Zé Roberto, que também defenderam a seleção brasileira em Copa do Mundo. Além deles, também estiveram presentes o campeão olímpico Arthur Zanetti (ginástica artística), o multicampeão paralímpico Daniel Dias (natação) e a campeã mundial Natalia Guitler (futevôlei e futebol de mesa). O “elenco” foi completado com diversos influenciadores, como Jukanalha e Lucaneta, e a mestre de cerimônias Glenda Kozlowski.
A arena ainda recebeu uma série de ativações, como uma mesa para disputa de partidas de futebol de mesa, uma miniquadra em que os influenciadores enfrentaram jogadores da comunidade, área vip, um espaço para que os presentes tentassem acertar a bola da Copa em arcos dispostos pelo gol com um chute e ganhar prêmios, além de locais para que os convidados pudessem comer e beber à vontade.
O perfil da Máquina do Esporte no Instagram realizou a cobertura em tempo real das ações. Confira nos Stories do nosso perfil.
Por fim, o palco montado em um dos lados do campo serviu para entrevistas e para o lançamento da primeira música oficial feita pela Adidas para uma edição de Copa do Mundo. Batizada de “Mlk é Luz”, a música foi produzida em parceria com Kondzilla e é interpretada pelo funkeiro MC Kekel, que fechou a noite para delírio dos presentes. O clipe estará oficialmente no YouTube nesta quinta-feira (31).
O campo será inaugurado oficialmente, com direito a arquibancada e bancos de reservas, no próximo dia 30 de abril e receberá jogos da comunidade de forma constante. A própria Adidas e a Cufa ficarão responsáveis pela manutenção.
“Vim do sistema prisional, e a Cufa me resgatou. Hoje, coordeno mais de 500 favelas em São Paulo e sei da importância social do que está sendo feito aqui. O esporte salva vidas”, resumiu Marcivan Barreto, empreendedor social e presidente estadual da Cufa São Paulo.
“O que a Adidas e a Cufa estão fazendo aqui é um gol para a vida inteira”, finalizou Preto Zezé.