Com foco no combate ao racismo, Corinthians e Nike revelam as novas camisas do clube para 2024

Corinthians e Nike revelaram as novas camisas do clube para o restante da temporada 2024 - Divulgação / Nike

O Corinthians e a Nike revelaram, nesta quinta-feira (2), as novas camisas do clube para o restante da temporada 2024. A apresentação ocorreu em um evento no Parque São Jorge em que também foram anunciadas parcerias com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

As camisas fazem parte da campanha “Nossa história é uma página em preto”. No evento, clube e marca falaram em uma união para promover iniciativas de combate ao racismo. Com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, haverá sessões de letramento racial para atletas das categorias de base, elencos profissionais (masculino e feminino) e funcionários. Além disso, também será disponibilizada a cartilha “Combatendo o Racismo no Futebol”, material que servirá como referência para ações com a torcida ao longo do ano e que já está disponível gratuitamente no site da Nike.

Já em colaboração com o CIEE, será lançado um edital no próximo dia 15 de maio para contemplar 20 jovens negros com bolsas de estudo integrais para o curso de administração da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), que contará com disciplinas voltadas para o mercado esportivo. Além disso, os estudantes receberão auxílio financeiro e apoio psicossocial durante o período de graduação.

Das 20 bolsas, nove serão destinadas a participantes das iniciativas sociais apoiadas pela Nike em São Paulo, por meio da Fisia, distribuidora oficial da marca no Brasil. Outras nove serão para jovens vinculados ao CIEE, enquanto as duas restantes ficarão com atletas federados pelo Corinthians. O objetivo é aumentar a representatividade negra na gestão do esporte, e, de forma complementar, o clube se comprometeu a priorizar a contratação desses estudantes em futuros processos seletivos.

Vale destacar que as iniciativas foram anunciadas em uma edição especial do “Jantar Preto”, uma experiência premium para profissionais negros da economia criativa brasileira, que ocorreu no Parque São Jorge na noite desta quinta-feira (2). Com a cantora Paula Lima e o jornalista Jairo Nascimento como mestres de cerimônias, as camisas foram reveladas pela jogadora Carol Nogueira e pelo artista Jotape. O evento contou com cardápio do chef Rodrigo Freire, do restaurante Preto Cozinha, e música do grupo Samba do Adilson. A organização e curadoria ficou por conta da agência orientada por cultura KeLe.

“Desde sua fundação, no início do século passado, o Corinthians foi sempre popular, inclusivo e defensor de uma prática esportiva democrática, multicultural. Mas é preciso fazer mais. Por isso, estamos nessa causa, junto à Nike e a outros parceiros, nessa luta contra o racismo de forma prática, indo muito além de campanha e uniforme. O Corinthians sempre foi e será o Alvinegro Paulista, o Time do Povo”, afirmou Augusto Melo, presidente do Corinthians.

“A parceria entre a Nike e o Corinthians para promover palestras sobre o racismo para os elencos profissionais e as categorias de base é de extrema importância. É um passo crucial para o letramento racial dentro do futebol, um ambiente que infelizmente continua sendo fértil para esse tipo de crime. A grandeza dessas duas instituições se unindo nesse esforço de conscientização demonstra um compromisso real com a promoção da igualdade e o combate ao racismo, e esperamos que essa iniciativa inspire outras organizações a seguirem o mesmo caminho”, salientou Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

“Estamos comprometidos em promover a igualdade e o respeito em todas as esferas, especialmente no esporte, que deve ser um espaço de inclusão. Por isso, apoiamos organizações e pessoas para que se sintam empoderadas a lutar contra o racismo. Acreditamos que o futebol tem um papel fundamental nesse processo de mudança”, ressaltou Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia.

De acordo com a agência Wieden+Kennedy SP, que assina a campanha, “Nossa história é uma página em preto” é um chamado coletivo para a luta antirracista. A iniciativa conta com um filme-manifesto e é protagonizada pelo ex-jogador Wladimir, a cantora e rapper Negra Li, os atletas do elenco atual Wesley, Raniele, Yasmim e Ju Ferreira, a ex-jogadora Grazi e a estudante Anna Beatriz. Cada um representa o protagonismo negro de alguma geração da história do clube.

As camisas

Predominantemente branca, a nova camisa titular traz detalhes em degradê do branco para o preto nas mangas e na barra. Já o segundo uniforme apresenta um padrão “blackout”, ou seja, totalmente preto. Por sua força e representatividade, Corinthians e Nike optaram por estrear primeiramente esta versão, neste sábado (4), no duelo diante do Fortaleza, na Neo Química Arena, válido pela 5ª rodada do Brasileirão.

Os nomes e números dos atletas surgem em uma fonte criada pela designer e diretora de arte Giulia Fagundes. Conectada à cultura da diáspora africana, a tipografia é complementada por uma textura inspirada em símbolos Adinkras, de origem ganense. A abordagem visual tem o intuito de “celebrar a grandeza e a força do time, honrando sua história e futuro, e flertando com o afrofuturismo”.

Dentro da gola, à altura do pescoço, um emblema com uma mão pintada em preto e branco traz a inscrição “Tamo Junto e Misturado”, que serve para representar a importância da união de todos no combate ao racismo.

Desde 2010, todos os uniformes da Nike são fabricados com poliéster feito de fibra de garrafas plásticas. As garrafas são higienizadas, fragmentadas em flocos e então convertidas em microplásticos que são derretidos e transformados em fios de alta qualidade. Esse processo garante um menor impacto ao meio ambiente.

De acordo com o Corinthians, as unidades da rede Poderoso Timão estão oferecendo acesso antecipado às novas camisas já a partir desta sexta-feira (3), inclusive nas megalojas do Parque São Jorge e da Neo Química Arena. As peças também estão disponíveis na ShopTimão.com, para membros no site Nike.com.br e no NikeApp, assim como nas lojas Nike Values Store em Itaquera, Premium Grande SP, Zona Norte e Catarina, e nas portas Nike Unite no Shopping Center Norte, Aricanduva e Premium Imigrantes.

A partir da próxima segunda-feira (6), as camisas também poderão ser encontradas em outras lojas da Nike, assim como na Centauro e na Netshoes.

Sair da versão mobile