O Cruzeiro SAF divulgou, nesta sexta-feira (13), sua diretoria executiva. Com a definição estrutural e das pessoas responsáveis, o clube deixou claro que a nova gestão estará voltada para a reestruturação esportiva e administrativa. Pelo organograma, a diretoria executiva ficará submetida ao Conselho de Administração, cujos integrantes serão anunciados nas próximas semanas, assim como os membros do Conselho Fiscal.
Veja abaixo os nomes escolhidos para a diretoria executiva, com destaque para Lênin Franco, novo diretor comercial e de marketing, que acumula passagens bem-sucedidas por Bahia e Botafogo nos últimos anos:
Gabriel Lima, que liderou o processo de transição para clube-empresa, será o CEO do Cruzeiro SAF. A ele responderão diretamente cinco diretores, além do secretário geral do clube. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense com especialização em Finanças, o executivo passou os últimos três anos como diretor geral de negócios no Real Valladolid, clube espanhol que tem Ronaldo Nazário como principal acionista, sendo responsável pela expansão comercial e de marketing do clube. Lima também é membro do conselho e sócio da Oddz network, holding de entretenimento do grupo R9, que conta com empresas como a Octagon Brasil em seu portfólio.
Alexandre Cobra será o secretário geral. Cobra, que é formado em Administração de Empresas e tem pós-graduação em Gestão de Projetos e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, tem passagens por Três Corações, Ambev e Alvarez & Marsal, com experiência em vendas e reestruturação de empresas. Ele será responsável pelo acompanhamento da reestruturação da dívida da Associação, Jurídico, Compliance, Governança, Relações Institucionais e Projetos Especiais.
Enrico Ambrogini será o diretor de operações. O executivo, que também estava no Real Valladolid, é formado em Engenharia de Produção com mestrado em gestão esportiva pela Birkbeck College. Começou no universo do futebol como diretor executivo do movimento Bom Senso FC e acumula passagens como CEO do Espírito Santo FC e da Inter de Limeira. Ele responderá pela estratégia de Infraestrutura, Manutenção, Logística, Segurança, Compras e Operações de Estádio.
Pedro Martins será o diretor de futebol. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela Universidade de Liverpool, o executivo tem passagens como gestor pelo Queens Park Rangers (Inglaterra), Athletico-PR, Ferroviária e Federação Paulista de Futebol (FPF). Ele será responsável pela estratégia do Futebol Profissional, Base e Feminino.
Raphael Vianna será o diretor financeiro. O executivo, que foi sócio da multinacional de auditoria e consultoria KPMG, possui experiência em estratégia empresarial, captação de recursos, recuperação financeira e reestruturação. Ele será responsável pelo Financeiro, Contabilidade, Recursos Humanos e TI.
Victor Rios será o diretor de comunicação. Formado em jornalismo na PUC-Rio e pós-graduado em Gestão e Marketing Esportivo no IBMEC, o executivo esteve por oito anos atuando na Comunicação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com experiência acumulada com a seleção brasileira em edições de Copa do Mundo, Copa das Confederações, Jogos Olímpicos e Copa América. Desde 2015, é diretor executivo de comunicação do grupo R9. Ele terá sob seu guarda-chuva as áreas de Posicionamento Institucional, Assessoria e relação com Imprensa, Produção de Conteúdo e Relações Públicas.
Por fim, Lênin Franco será o diretor comercial e de marketing. O executivo possui MBA em Gestão de Projetos e trabalha no mercado do futebol desde 2006. Chegou ao Bahia em 2013, como gerente de marketing e, na sequência, passou a comandar o departamento de negócios. Em 2021, esteve no Botafogo como diretor de negócios. Com ele, ficarão as áreas de Patrocínio e Publicidade, Sócio-Torcedor, Ticketing e Hospitalidade, Digital e e-Sports.