O Santos conquistou 10,4 milhões de seguidores em redes sociais no primeiro semestre de 2025. Impulsionado pela chegada de Neymar, o Peixe foi o principal destaque da edição de julho do Ranking digital dos clubes brasileiros, do Ibope Repucom.
No acumulado de janeiro a junho, o Santos foi o clube com o maior número de novas inscrições. O clube alvinegro foi responsável por 52% do total conquistado pelos 50 clubes da lista, que foi de 19,8 milhões.
“O retorno do Neymar certamente foi um fator catalisador, mas também é resultado de uma estratégia digital planejada, que une tradição, engajamento e inovação. O Santos é um clube de dimensão global e estamos mostrando isso nas redes sociais”, exaltou Marcelo Teixeira, presidente do Santos.
Flamengo (2,3 milhões), Corinthians (2,2 milhões), Palmeiras (900 mil) e Cruzeiro (387 mil), juntos com o Santos, geraram 81% do total de novas inscrições.
As 19,8 milhões de inscrições conquistadas pelas 50 equipes do Ranking digital dos clubes brasileiros representam o melhor resultado para um semestre desde 2016.
Alvinegro Praiano
O Santos foi o primeiro clube monitorado pela lista a conquistar 10,4 milhões de novas inscrições em apenas um semestre, o que representou um crescimento de 74% em sua base digital.
Com a evolução dos números, o clube ultrapassou Palmeiras e São Paulo no ranking geral de seguidores e agora faz parte das três equipes brasileiras com maior alcance digital.
Flamengo
O Flamengo encerrou o primeiro semestre de 2025 com o segundo melhor desempenho, com 2,3 milhões. Com uma vantagem de apenas 103 mil sobre o terceiro colocado, a vice-liderança foi viabilizada pelo resultado obtido em junho, com a participação na Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025.
O Rubro-Negro foi eliminado nas oitavas de final do Mundial, ao ser superado pelo Bayern de Munique. Ainda assim, foi um dos destaques da competição por ter superado o Chelsea, da Premier League, na fase de grupos. Com isso, apenas em junho, o Flamengo obteve 838 mil novas inscrições.
Corinthians
O Corinthians figurou na terceira colocação por conta do salto do Flamengo. Até maio, antes da disputa da Copa do Mundo de Clubes, o Timão tinha a segunda melhor performance entre os 509 clubes da lista.
Como não disputou o Mundial, o clube está sem partidas da equipe principal masculina desde o dia 12 de junho. Assim, não obteve crescimento significativo no último mês do semestre e terminou com 2,2 milhões de novos seguidores.
Palmeiras
O quarto colocado Palmeiras também foi impulsionado pela Copa do Mundo de Clubes. O Verdão foi eliminado nas quartas de final pelo Chelsea, mas conquistou grande visibilidade até a queda.
Das 900 mil novas inscrições conquistadas no primeiro semestre de 2025, 48% foram registradas em junho, enquanto o clube estava nos Estados Unidos disputando o Mundial.
Cruzeiro
O Cruzeiro foi o quinto colocado com o incentivo oferecido pela contratação do atacante Gabigol, que deixou o Flamengo para se juntar ao clube mineiro.
A Raposa teve 387 mil novas adesões em suas redes, sendo 187 mil registradas em janeiro, quando o jogador passou a integrar o elenco profissional masculino. Em maio, o crescimento também foi impulsionado pela vice-liderança no Brasileirão 2025.
Outros destaques
O Red Bull Bragantino se destacou pela presença no entre os 10 maiores crescimentos. O clube do interior paulista ganhou 276 mil novas inscrições e registrou a segunda maior taxa de crescimento (14%) entre os dez primeiros.
O Bahia, por sua vez, teve o melhor desempenho digital entre os clubes do Nordeste. O clube do Grupo City teve o oitavo maior crescimento, de 283 mil seguidores.