A estratégia da Globo, de estender o fim da novela Pantanal nesta terça-feira (2) para combater o SBT, que no mesmo horário transmitiu Corinthians x Flamengo, pela Libertadores, deu resultado. A emissora carioca conquistou a maior audiência nos dois principais mercados do país (São Paulo e Rio de Janeiro).
Grande São Paulo
Na Grande São Paulo, no horário de transmissão do jogo (21h30 às 23h23), segundo dados do Kantar Ibope, a Globo obteve média de 23,8 pontos, contra 22,3 do SBT. A emissora de Silvio Santos teve pico de 26,2 pontos e 33% de share (participação sobre o número de TVs ligadas).
Os outros canais tiveram audiência insignificante no horário: Record (3), Bandeirantes (1,4) e RedeTV! (0,7).
O SBT preferiu olhar para a metade cheia do copo e destacou que sua audiência foi sete vezes superior à da terceira colocada (Record).
A transmissão do jogo alcançou, na praça, 2,7 milhões de lares e 3,4 milhões de pessoas. Cada ponto de audiência na Grande São Paulo corresponde a 74.666 casas ou 205.755 telespectadores.
Segundo a emissora paulista, o jogo, válido pelas quartas de final da Libertadores, também foi a maior audiência de uma partida de futebol no canal nesta temporada (contando o período de 22 de fevereiro, data da primeira transmissão deste ano, a 2 de agosto).
Rio de Janeiro
O SBT ficou muito próximo de superar a Globo no Rio de Janeiro. De acordo com o Kantar Ibope, a transmissão do futebol, que teve narração de Téo José, conquistou 24,2 pontos de audiência contra 24,8 pontos para a novela da concorrente.
Durante a partida, vencida por 2 a 0 pelo Flamengo (gols de Arrascaeta e Gabigol), o SBT teve pico de audiência de 29,1 pontos, obtendo 35% de share.
Assim como em São Paulo, no Rio de Janeiro os demais canais tiveram audiência bastante baixas: Record (3,7), Band (1,2) e RedeTV! (0,2).
O SBT destacou que, assim como em São Paulo, sua audiência foi sete vezes a da terceira colocada (Record).
O clássico brasileiro obteve 203% mais audiência e 162% mais share do que na transmissão anterior feita pela emissora, com Boca Juniors x Corinthians, disputado em 5 de julho, com vitória paulista nos pênaltis.
Com Corinthians x Flamengo, o SBT alcançou 1,8 milhão de lares e 2,3 milhão de pessoas, aumento de 101% e 108%, respectivamente, em relação ao jogo anterior da Libertadores transmitido pelo canal. Cada ponto de audiência no Rio de Janeiro corresponde a 47.601 lares ou 124.692 pessoas.
O pico de audiência do SBT aconteceu às 22h46, quando a emissora conquistou 29,1 pontos de audiência. Durante o jogo, o canal ficou 41 minutos seguidos na liderança. Assim como em São Paulo, foi a maior audiência do futebol da emissora nesta temporada (a contagem começa em 22 de fevereiro, com a transmissão do primeiro jogo no ano).
Segundo o Kantar Ibope, o tempo médio assistido durante o jogo aumentou 23% em relação à partida anterior da Libertadores exibida pelo canal (Boca Juniors x Corinthians).